Primeiro casamento 'gay' já consumado no Funchal

União realizou-se na semana passada. conservatória continua com um agendado

22 Jul 2010 / 02:00 H.

O Funchal já se estreou nos casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Na semana passada, na Conservatória do Registo Civil do Funchal, realizou-se a primeira união.

Segundo a conservadora do Registo Civil do Funchal, Isabel Medeiros, este casamento consumou-se quase de repente. Os interessados compareceram na Conservatória e foi celebrada a união.

Isabel Medeiros não quis, no entanto, revelar o dia certo do casamento nem o sexo do casal 'gay' que protagonizou o primeiro casamento do género no Funchal.
Até ao final deste ano, continua agendada uma união, tal como já tinha sido revelado ao DIÁRIO. Também neste caso, a conservadora não quis revelar para que altura está marcada a união.

No passado dia 7 de Julho, completou-se um mês desde que se realizou o primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo em Portugal. Desde que a lei que permite o casamento 'gay' entrou em vigor, e até ao início deste mês, foram realizados 18 casamentos homossexuais no país e outras 33 uniões estão agendadas até ao final do ano, de acordo com dados do Ministério da Justiça avançados na altura.

Neste momento, para quem quiser casar, basta abrir um processo e o casamento pode até ser feito no próprio dia ou no dia seguinte. Os serviços no Funchal estão preparados desde início, já que pouco mudou com as mudanças na legislação.  O contrato de casamento para pessoas do mesmo sexo é igual ao que está fixado para casais heterossexuais, os direitos e os deveres são os mesmos e apenas foi retirada a distinção do sexo.
 

Outras Notícias