Vinte concelhos do continente em risco 'Muito Elevado' de incêndio

21 Set 2016 / 08:08 H.

    Vinte concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viseu e Aveiro apresentam hoje risco 'Muito Elevado' de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

    O instituto colocou em risco 'Muito Elevado' de incêndio os concelhos de Monchique (Faro), Penamacor, Oleiros, Covilhã, Belmonte (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra, Arganil (Coimbra), Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Gouveia, Fornos de Algodres, Trancoso, Sernancelhe, Aguiar da Beira (Guarda), Moimenta da Beira, Vila Nova de Paiva, Castro Daire, São Pedro do Sul (Viseu) e Castelo de Paiva (Aveiro).

    O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre 'Reduzido' e 'Máximo'.

    O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

    O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro do continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral até final da manhã, podendo persistir em alguns locais e possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral até final da manhã.

    Está também previsto vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado nas terras altas, em especial durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal, em especial no litoral e pequena descida da temperatura máxima.

    No sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste até final da manhã, vento em geral fraco de noroeste, soprando moderado no litoral oeste, em especial durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal e pequena descida de temperatura.

    Para a Madeira, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado, aguaceiros, em especial nas vertentes norte e nas terras altas da ilha e vento em geral fraco predominando de nordeste, soprando moderado nas terras altas a partir da tarde e pequena descida da temperatura máxima.

    Nos Açores prevê-se céu muito nublado, com abertas ao longo da manhã, períodos de chuva na madrugada, passando a aguaceiros e vento oeste moderado, rodando gradualmente para nordeste e enfraquecendo.

     

    Lusa

    Outras Notícias