Bombeiros defendem "necessidade urgente" de se investir em meios aéreos

Comunicado da ANBP

19 Jul 2012 / 15:23 H.

    A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) defendeu hoje a "necessidade urgente" de se investir em meios aéreos para combate aos incêndios na Região Autónoma da Madeira, que desde terça-feira tem sido afetada por vários fogos.

    "Perante este mais recente episódio, que está a deixar consequências humanas e naturais devastadoras, a ANBP insiste na necessidade urgente de investir em meios aéreos, pelo que a utilização de um helicóptero seria uma mais -valia e corresponderia à regra básica de combater um incêndio de cima para baixo", refere a Associação num comunicado hoje divulgado.

    A ANBP afirma também que "não se compreende que ainda não tenha sido feito um investimento nessa matéria, tendo em conta o património natural da ilha", que "tem características topográficas que tornam quase impossível o trabalho dos bombeiros, em algumas localidades".

    Na nota, a associação salienta "o trabalho abnegado e a dedicação dos bombeiros das corporações da ilha da Madeira que, apesar das difíceis condições de trabalho, dos ordenados em atraso, e das injustiças de que têm sido alvo, não baixaram os braços e desempenharam o seu trabalho e a sua missão de salvar pessoas e bens".

    A associação questiona que os bombeiros madeirenses "não merecerão ver ouvidas as suas reivindicações e os seus pedidos de melhores condições de trabalho" e "um tratamento igual aos bombeiros do Continente, com a aplicação das Leis em vigor".

    A ANBP destaca ainda "a importância do trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal do Funchal".

    "Caso não tivessem sido tomadas medidas de fundo nesta autarquia, a tragédia que se viveu ontem [quarta-feira] na Madeira teria consequências ainda mais desastrosas. O trabalho desenvolvido ao nível da rede de bocas -de -incêndio e marcos de água, elaborada em conformidade com o equipamento dos bombeiros, merece o devido reconhecimento", refere o comunicado.

    Outras Notícias