António José Seguro reúne com comissário europeu do emprego

20 Mai 2012 / 12:22 H.

    O Parlamento Europeu (PE) debate na terça-feira, em Estrasburgo, o investimento, o crescimento e o emprego com o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, no mesmo dia em que o líder do PS visita a instituição.

     

    Ao mesmo tempo que António José Seguro tem um encontro agendado com o presidente do PE, o socialista Martin Schulz, segundo a agenda ainda provisória da visita, os eurodeputados debatem com José Manuel Durão Barroso os temas que dominam a agenda europeia, na véspera de mais um encontro informal de chefes de Estado e de Governo da União Europeia.

     

    Seguro irá ainda reunir-se com o comissário europeu do Emprego, Assuntos

    Sociais e Inclusão, Laszlo Andor, e com o grupo político Socialistas e Democratas (S&D), a que o PS pertence.

     

    De Estrasburgo, o líder socialista segue para Bruxelas, onde participa na reunião de líderes socialistas europeus, que antecede o Conselho Europeu.

     

    Entretanto, a agenda do PE segue, na quarta-feira, com a votação sobre uma proposta de criação de um novo imposto comum sobre as transações financeiras.

     

    No mesmo dia, os eurodeputados votam um projeto de resolução legislativa que visa compatibilizar a legislação europeia com as medidas acordadas internacionalmente de redução das quotas e reforço dos controlos nas capturas de atum rabilho, espécie ameaçada de extinção.

     

    As medidas terão efeito sobre as frotas de sete Estados-membros, incluindo Portugal, que pode capturar cerca de 227 toneladas desta espécie.

     

    Ainda no âmbito das pescas, os eurodeputados deverão oficializarum acordo entre a UE e Moçambique, que vigora interinamente desde 01 de fevereiro, e permite 75 licenças de pesca nas águas deste país africano, sete das quais para Portugal.


     

    Lusa