Escola Ribeiro Domingos Dias homenageia famílias

15 Mai 2012 / 10:42 H.

    Com o intuito de aproximar cada vez mais os pais do meio escolar, a Escola Básica Ribeiro Domingos Dias celebra hoje o Dia da Família. "Para nós é muito importante esta relação escola/família, só acreditamos no sucesso dos alunos e na qualidade de ensino com a ajuda da família", defendeu o director da escola, Paulo Vitória.

    Como, há quatro anos, sentiram que havia algumas famílias mais afastadas da escola, a direcção do estabelecimento de ensino aplicaram-se para inverter essa tendência. Hoje, conseguem ver que "os familiares são muito participativos e participam muito na vida escolar dos alunos".

    A Festa da Família teve música, teatr, mas também uma palestra, com a presença do docente da APEL, Marco Gomes, e da vereadora da CMF, Rubina Leal. Na sua intervenção, Marco Gomes centrou-se na relação entre a escola e a família. "É importante, cada vez mais, nos dias de hoje que são difíceis e em crise, como toda a gente fala, lembrar que a família continua a ser a principal responsável pela educação dos filhos e que encontra na escola um parceiro privilegiado para exercer essa função que é hoje cada vez mais importante", recordou.

    Já Rubina Leal reforçou que, no Dia da Família, é importante que tenham "consciência do papel que têm nas crianças". "O primeiro espaço de socialização é na família e depois então é que temos a escola", disse. Contudo, recordou que as famílias reflectem muito o estado da comunidade em que vivem. "É importante que as famílias, neste momento em que poderão surgir mais dificuldades, tenham competências para ultrapassar essas situações", frisou, apontando que "a coesão e a força" são fundamentais para esse fim.

     

    Outras Notícias