Lisboa recebe hoje protesto dos estudantes contra cortes ao sector

29 Nov 2011 / 09:23 H.

    Lisboa recebe hoje estudantes do Ensino Superior de todo o país para uma manifestação em defesa de mais financiamento, de mais apoios sociais, mais qualidade no Ensino e pela manutenção do passe sub-23.

    "Esperamos várias centenas de estudantes de todo o país, de Santarém, de Leiria, do Porto, de Viana do Castelo", disse à agência Lusa fonte da organização.
    Os estudantes começam a reunir-se pelas 14 horas na praça Marquês de Pombal, no centro da cidade, e seguem para a Assembleia da República, cerca das 15 horas.

    "Mais financiamento, mais Acção Social, mais qualidade no ensino e dizer ´´não´´ a este orçamento" são os grandes motivos da manifestação", afirmou João Fonseca, da direcção da Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde este mês foi anunciado o protesto dos alunos.

    Entretanto, o Governo anunciou restrições à comparticipação dos passes dos estudantes, que estes pretendem também contestar.

    "Já foram muitos milhares os estudantes que tiveram de abandonar os estudos no Ensino Superior por falta de condições económicas para os suportar", acrescentou, situando em seis mil a dez mil o número de alunos que teve de desistir este ano lectivo.

    Em algumas instituições está a circular um abaixo-assinado contra o fim do passe sub-23", acrescentou a mesma fonte.

    As iniciativas inserem-se na campanha "de agitação" nacional que os estudantes decidiram realizar este mês para contestarem as políticas no Governo.

    Lusa

    • 1
      $tempAlt.replaceAll('"','').trim()