último comentário

Dossier: Natal 2011

Missa do Galo

24/12/2011 03:00
Etiquetas
Roteiros
Ferramentas
+A  A  -A
Interessante
Achou este artigo interessante?
 

É uma tradição católica de há centenas de anos. A Missa da Noite de Natal é tradicionalmente celebrada à Meia-Noite. No antigo Império Romano, o galo era considerado uma ave sagrada. e passou a simbolizar vigilância, fidelidade e testemunho cristão. Presumem alguns historiadores que a esperança criada no mundo com o Nascimento de Jesus, tenha conduzido a essa designação que passou a ser adoptada muitos anos mais tarde, no século XIV, em Espanha.
Na Madeira a 'Missa do Galo' é também um dos motivos mais fortes e tradicionais das festividades do Natal cristão. Fora da cidade do Funchal, especialmente, a Missa da Noite de Natal atrai grupos de romeiros e de músicos, que após a celebração da Eucaristia de Louvor ao Filho de Deus, prosseguem nos adros das igrejas a animação musical e a partilha dos comes e bebes que não faltam nestas noites, normalmente frias, das festas natalícias. Um Santo Natal!

Comentários

Este espaço é destinado à construçăo de ideias e à expressăo de opiniăo.
Pretende-se um fórum construtivo e de reflexăo, năo um cenário de ataques aos pensamentos contrários.

O nome que será apresentado como autor do comentário.
O conteúdo deste campo é privado e não será exibido publicamente.
Image CAPTCHA
Introduza os caracteres apresentados na imagem.

Outras relacionadas...

PUBLICIDADE

Espaço participação

Que análise faz aos resultados das 'Regionais'?

PSD ganha as eleições mas perde 15 mil votos. Qual a causa? A abstenção passa dos 50%. Como se explica tamanho alheamento?