Volvo Ocean Race ‘largou’ da baía de Alicante diante de milhares de pessoas

22 Out 2017 / 15:33 H.

Mais de 100.000 adeptos da vela despediram-se hoje no porto de Alicante das sete embarcações que nos próximos oito meses irão fazer a volta ao Mundo, com escalas, por equipas (Volvo Ocean Race).

Nas tripulações de dois veleiros seguem três portugueses, Francisco Pinheiro de Melo e Bernardo Freitas, que fazem parte da equipa Clean Seas, e António Fontes, que pertence à Sun Hung Kai/Scallywag.

Esta é a 12.ª edição da conceituada regata de volta ao mundo, a quinta a sair de Espanha, e passará por Porto Santo até chegar a Lisboa, na primeira das 11 etapas, que a tornará a mais longa de sempre.

Na saída das embarcações esteve o rei emérito espanhol Juan Carlos, que se despediu da equipa espanhola, Mapfre, capitaneada pelo campeão mundial e olímpico Xabi Fernández, e percorreu todo o pontão em que se encontravam as sete embarcações.

Juan Carlos, acompanhado de vários dirigentes do município de Alicante, do Conselho superior dos desportos de Espanha e da organização, dirigiu-se ainda a todos os 69 velejadores, de 17 nacionalidades.

A saída dos barcos da baía de Alicante foi acompanhada por sete aviões da ‘patrulha águia’, que no céu desenharam a bandeira de Espanha.

A volta ao Mundo terá na sua primeira etapa um percurso de 1.450 milhas náuticas (2.690 quilómetros) e decorrerá entre Alicante e Lisboa, com passagem por Porto Santo, na Madeira.

“Existe uma perspetiva meteorológica variada para a navegação bastante complexa no Atlântico, que apresentará alguns desafios para as tripulações e esperamos que elas cheguem a Lisboa cerca de uma semana depois”, justificou o diretor da VAR, Phil Lawrence, quando optou pela passagem por Porto Santo.

A etapa iniciou-se hoje e as sete equipas em prova, depois de uma volta entre boias, em Alicante, vão cruzar a linha de partida e dirigir-se para o estreito de Gibraltar.

Depois de atravessarem o estreito, a frota vai viajar cerca de 1.100 quilómetros em direção a Porto Santo terminando a primeira etapa em Lisboa.

A VOR é a mais antiga e conhecida regata à volta do mundo, com escalas, que se realiza a cada três anos.

Esta edição tem chegada prevista para Haia, em 30 de junho de 2018, depois de 11 etapas em 12 países, com um total de 83.400 quilómetros (45.000 milhas náuticas).

Outras Notícias