Desporto

‘United’ de Mourinho anula primeiro ‘match point’ do City

Derby de Manchester macrado por reviravolta dos ‘red devils’, pois caso os pupilos de Pep Guardiola vencessem, seriam matematicamente campeões

Foto  via Reuters/Lee Smith
Foto via Reuters/Lee Smith

O Manchester City falhou hoje a primeira oportunidade para selar o seu quinto título de campeão inglês de futebol, ao perder em casa com o Manchester United por 3-2, depois de liderar por 2-0, na 33.ª jornada.

Necessitado de vencer para celebrar já hoje o cetro, com seis jogos por disputar, o City chegou ao intervalo com uma vantagem confortável, face aos tentos do belga Vincent Kompany, aos 25 minutos, e do alemão Ilkay Gundogan, aos 30.

A festa parecia certa, mas, na segunda parte, um ‘bis’ de rajada do francês Paul Pogba, aos 53 e 55 minutos, ‘gelou’ o Etihad, que ‘desesperou’ aos 69, quando, após um livre do chileno Aléxis Sanchez, Chris Smalling fez o 2-3.

Na parte final, o City, ainda marcado pelo 0-3 a meio da semana no reduto do Liverpool, para a primeira mão dos ‘quartos’ da Liga dos Campeões, tentou chegar ao empate, para poder sonhar, mas não o conseguiu, também porque o árbitro não viu um penálti claríssimo sobre o regressado Agüero, aos 78 minutos.

Com este resultado, o conjunto de Pep Guardiola vai ter de esperar para festejar, sendo que parece uma questão de tempo, pois os ‘citizens’ somam 84 pontos, contra 71 do Manchester United, que reforçou o segundo lugar.

Além do triunfo, os ‘red devils’ beneficiaram do empate a zero do Liverpool no dérbi da cidade dos Beatles, no reduto do Everton, para reforçarem a vice-liderança.

O conjunto de Jürgen Klopp foi também alcançado pelo Tottenham que venceu por 2-1 no campo do Stoke City, numa ronda em que o Swansea, de Carlos Carvalhal, somou mais um valioso ponto, no terreno do West Bromwich, mantendo-se quatro pontos acima da zona de descida.

A passar por uma excelente fase, o dinamarquês Christian Eriksen foi a figura do Tottenham, ao marcar dois golos, aos 52 e 63 minutos. Pelo meio, aos 57, o senegalês Mame Diouf ainda deu alguma esperança ao Stoke City, que continua no penúltimo lugar, a quatro pontos da salvação.

Na casa do último classificado, o Swansea chegou a estar a perder, quando Jay Rodriguez, aos 54 minutos, colocou o West Bromwich na frente, mas Tammy Abraham, aos 75, refez a igualdade e deu um ponto à formação de Carvalhal, que continua sem poder contar com Renato Sanches, lesionado.

Com Adrien Silva a tempo inteiro, o Leicester foi surpreendido em casa pelo Newcastle, que venceu por 2-1 com golos de Shelvey, aos 18 minutos, e do espanhol Perez, aos 75. Vardy reduziu a diferença, aos 84.

Bournemouth e Crystal Palace empataram (2-2), assim como Brighton e Huddersfield (1-1), enquanto o Burnley foi vencer a casa do Watford, por 2-1, e continua na luta pelas competições europeias.