Desporto

União da Madeira vence Leixões e sai da zona de despromoção

Foto Helder Santos/Aspress Arquivo
Foto Helder Santos/Aspress Arquivo

O União da Madeira saiu da zona de despromoção após impor hoje a primeira derrota em casa ao Leixões (1-0), em jogo da 26.ª jornada da II Liga portuguesa de futebol.

Última equipa a ganhar no Estádio do Mar, em 21 de maio de 2017, na 42.ª jornada da época 2016/17, a formação insular repetiu o feito graças a um livre direto, aos 30 minutos, apontado por André Carvalhas.

Usando de um meio-campo musculado e fazendo uma pressão muito alta, a equipa insular conseguiu condicionar o jogo do adversário, que até ao intervalo apenas por duas vezes criou perigo.

Derick (oito minutos) falhou o alvo num dos raros momentos em que o Leixões conseguiu contra-atacar, enquanto Ricardo Alves (45+1), na sequência de um pontapé de canto, cabeceou à figura do guarda-redes.

Com a imprevisibilidade de André Carvalhas a fazer estragos, o União criou a primeira situação de golo aos 10 minutos, num desvio do extremo sobre a barra.

Dos pés do jogador formado no Benfica saiu também o livre (30 minutos) que acabou no fundo das redes, num lance em que André Ferreira pareceu enganado pela ação do colega Huang Wei.

O guarda-redes do Leixões evitou o segundo tento, desviando para canto um remate do limite da área de Tiago Almeida (42).

A segunda parte foi de sentido único com o Leixões a investir no ataque em busca da reviravolta, mas nem Belima (47), nem Bruno Lamas (66) acertaram com a baliza, antes de Chastre (69), com uma grande defesa, negar o golo a Breitner.

Com este resultado, o União da Madeira subiu 16.º lugar, primeiro lugar acima da despromoção, enquanto o Leixões é sétimo classificado.

Jogo no Estádio do Mar, em Matosinhos.

Leixões - União da Madeira, 0-1.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:

0-1, André Carvalhas, 30 minutos.

Equipas:

- Leixões: André Ferreira, Jorge Silva, Huang Wei (Haman, 77), Ricardo Alves, João Lucas (Belima, 46), Semedo (Kukula, 36), Luís Silva, Breitner, Derick, Bruno Lamas e Ricardo Barros.

(Suplentes: Tony, Amine, Kukula, Bruno China, Belima, Haman e Medarious).

Treinador: Francisco Chaló.

- União da Madeira: Chastre, Tiago Moreira, Allef Nunes, Miguel Lourenço, Nuno Lopes, Pathe Ciss, Nduwarugira, Tiago Almeida (Betinho, 87), André Carvalhas (Júnior Sena, 73), Luan e Alhassane Sylla (Flávio Silva, 46).

(Suplentes: Ravi, Flávio Silva, Betinho, Romaric, Júnior Sena, Bruno de Morais e Rodrigo Henrique).

Treinador: Ricardo Chéu.

Árbitro: André Narciso (AF Setúbal).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Pathe Ciss (38), Huang Wei (51), Luís Silva (53), Chastre (64), Bruno Lamas (72), Tiago Almeida (75), Ricardo Alves (78), Nuno Lopes (84), Betinho (87), Derick (90+3) e Luan (90+5).

Assistência: 3.956 espetadores.