Triatlo em Machico atrai atenção de atletas de referência mundial

20 Mar 2017 / 17:50 H.

Decorreu durante a tarde de hoje, pelas 15h30, no Forte do Amparo em Machico, a apresentação da sexta edição do Triatlo Longo ‘Quinta do Lorde’/Ocean Lava – Madeira 2017 e competições associadas (II Triatlo Olímpico ‘Reserva Natural Da Ponta De São Lourenço’ - 2017; II Triatlo Sprint da Freguesia do Caniçal - 2017; e II Aquatlo Jovem ‘Quinta Do Lorde’ 2017).

Esta sexta edição deste evento é a segunda edição a realizar-se em Machico, uma vez mais associada ao Quinta do Lorde Resort, Hotel & Marina, onde estão centralizadas todas as ‘dinâmicas’ e meios associados à competição.

A localização do evento desportivo, que pela segunda vez se realiza na costa sul da Ilha da Madeira, estará concentrado no município de Machico, freguesia do Caniçal, utilizando todo o espaço envolvente da idílica Quinta do Lorde e estradas de acesso à Reserva Natural da Ponta de São Lourenço.

O espaço envolvente (mar e terra) ao evento é um dos mais visitados por turistas e visitantes na ilha da Madeira, que beneficiam de maravilhosos trilhos e vistas marítimas, inseridas na Reserva Natural da Ponta de São Lourenço.

A organização destaca o percurso de ciclismo (utilização da via rápida entre o Caniçal e Machico), mais adaptada às normas internacionais, o que aumentará a competitividade entre os atletas e a projecção da prova a nível internacional.

“Destacamos desde já a excelente recepção internacional do evento, estando inscritos na competição atletas de 12 países, excluindo Portugal o que denota o interesse dos “mercados”, estrangeiros por este tipo de competição, único na Madeira”, refere a organização, a cargo da Associação Regional de Triatlo da Madeira, em o apoio da Câmara de Machico e Quinta do Lorde.

Neste grupo estão incluídos alguns atletas de referência europeia e mundial, nomeadamente a Alice Hector (GBR) e Gustavo Rodriguez (ESP). Inscritos estão igualmente os melhores atletas nacionais da modalidade, nomeadamente José Estrangeiro, Sérgio Marques entre outros.

A competição VI Triatlo Longo ‘Quinta do Lorde’ – Ocean Lava 2017, realiza-se no dia 26 de Março, estando disponíveis três competições de triatlo, sendo a principal na distância longa (1,9 Km de Natação, 91,1 Km de Ciclismo e 20,5 Km de Corrida). Adicionalmente irão disputar-se duas competições adicionais, uma distância Olímpica (1,5 km de Natação, 46.4 km de Ciclismo e 9,3 Km de Corrida), e na distância de Sprint (750m de Natação; 16,6 Km de Ciclismo e 4,2km de Corrida).

Todas as competições na vertente de triatlo irão disputar-se na manhã e tarde do dia 26 de Março, e terão como zonas de provas, os mesmos sectores de Natação, Ciclismo e Corrida, com as devidas adaptações ás distâncias propostas para cada competição.

O VI Triatlo Longo ‘Quinta do Lorde’ – Ocean Lava Madeira 2017 desafiará os limites dos atletas participantes, numa prova que constituirá um verdadeiro desafio físico.

A competição principal será disputada num formato concentrado, tendo os atletas que disputar um segmento de natação de 1.900m, seguindo-se um segmento de ciclismo de 91,1kms, e um de corrida final de 20,5 kms.

O relevo e orografia do local, associadas à aridez e proximidade do mar proporcionaram sensações fantásticas a todos os participantes, associadas às vistas únicas da costa sul e norte da Madeira, assim como de todo o maciço montanhoso da Madeira, um local único de Natureza arrebatadora, na Ilha da Madeira.

A competição na distância Olímpica e Sprint, II Triatlo Olímpico – Quinta do Lorde/Reserva Natural da Ponta de São Lourenço e II Triatlo Sprint do Caniçal, terão os mesmos atractivos da competição principal, onde a velocidade que os triatletas consigam imprimir no percurso marcará com certeza o resultado final.

Paralelamente a competição principal e não menos importante, na manha do dia 25 de Março (a partir das 10h00) ira disputar-se um conjunto de competições, jovens, incluídas no II Aquatlo de Aquatlo Jovem – ‘Quinta do Lorde’ 2017, destinado aos jovens dos escalões de formação, aos quais será proporcionada uma experiência única, através de uma competição de aquatlo no fantástico complexo balnear e zona portuária da Quinta do Lorde.

A ARTM como entidade organizadora, agradece o apoio de várias entidades publicas, em especial à Câmara Municipal de Machico; AMDpT, SRE – DRJD; SRAP/Estradas da Madeira; Junta de Freguesia do Caniçal; Junta de Freguesia de Machico e Federação de Triatlo de Portugal.

A organização regista igualmente o forte apoio, do Resort / Hotel Quinta do Lorde e das seguintes empresas e entidades:

AutoZapecar;

Europcar;

Coca-Cola European Partners – com as marcas Coca-Cola, Powerade e Aquabona

MZ-Bike

Clinica Dentária do Forum – Machico

Bitrans Madeira

Albano Aktive

Clube de Montanha do Funchal.