Desporto

Tiago Monteiro consolida liderança do WTCC em Termas de Río Hondo

Foto Rui Manuel Ferreira/Global Imagens
Foto Rui Manuel Ferreira/Global Imagens

O português Tiago Monteiro (Honda) consolidou hoje a liderança do Mundial de Carros de Turismo (WTCC), após as duas corridas em Termas de Río Hondo, na Argentina, sexta etapa do campeonato.

Mesmo sem vencer nenhuma das duas corridas do dia, Tiago Monteiro ganhou pontos a todos os principais adversários, ao ser quinto na primeira e segundo na segunda.

Depois de partir da sétima posição, o português recuperou duas posições na primeira corrida, terminando em nono, ao beneficiar de um furo do holandês Nicky Catsburg (Volvo).

O britânico Tom Chilton (Citroen) foi o primeiro a cortar a meta, mas foi penalizado em cinco segundos, caindo para a quarta posição, à frente de Monteiro.

O francês Yann Ehrlacher (Lada) conseguiu a sua primeira vitória no WTCC, seguido do marroquino Mehdi Bennani (Citroen) e do argentino Esteban Guerrieri (Chevrolet).

Tiago Monteiro partiu para a segunda corrida da terceira posição e viu, mais uma vez, Catsburg furar, terminando no segundo posto, atrás do húngaro Robert Michelisz, seu colega na Honda. O sueco Thed Bjork (Volvo) fechou o pódio.

“Foram corridas difíceis com muitas lutas sobretudo no início. Corri alguns riscos, mas a meu ver controlados e no final as coisas acabaram por correr bem. Fui o piloto que mais pontos somou nas duas provas e isso em termos de campeonato é importante. Cumprimos o objetivo a que nos propusemos de sair da Argentina para o interregno das férias de verão mais tranquilos no primeiro lugar”, disse o português, citado pela assessoria de imprensa.

Com quatro etapas por disputar, Monteiro tem 200 pontos, mais 12 do que Bjork, 29 do que Michelisz, 36 do que Bennani e 41 do que Catsburg.

“Estão ainda muitos pontos em jogo em quatro jornadas, ou seja, oito corridas. Ainda por cima a competitividade dos adversários é visível prova após prova. Sei que as próximas jornadas vão ser duras e aqueles que melhor souberem gerir a pressão provavelmente sairão com os melhores resultados. Da minha parte não haverá hesitações. Vou dar tudo para continuar a sair, em todas as provas, na frente do Campeonato até ao final”, afirmou Monteiro.

A próxima etapa disputa-se em Ningbo, na China, de 13 a 15 de outubro.