Desporto

Sporting e Benfica disputam dérbi com vista para o título

None

Sporting e Benfica disputam hoje um dérbi lisboeta com o peso de poder lançar o tricampeão nacional para a conquista de um inédito ‘tetra’ ou abrir ao FC Porto as portas da liderança da I Liga.

O jogo da 30.ª jornada, no Estádio José Alvalade, tem menos utilidade para a equipa anfitriã, terceira classificada, mas a equipa treinada por Jorge Jesus não quererá desperdiçar a oportunidade de estragar os planos de conquista do rival.

À partida para o confronto de hoje, com início às 20:30 e arbitragem de Artur Soares Dias, o Benfica lidera o campeonato, com 71 pontos, mais três do que o FC Porto e mais oito relativamente ao Sporting, que só matematicamente mantém perspetivas de se sagrar campeão.

O Benfica apenas continuará na frente se pontuar em Alvalade, ou, em caso de derrota, se o FC Porto perder pontos na receção ao Feirense, no domingo, no Estádio do Dragão, cenário muito pouco previsível.

O avançado brasileiro Jonas é a grande dor de cabeça para o treinador Rui Vitória, que se poderá ver novamente privado do seu jogador mais influente, devido a lesão, ao contrário do homólogo ‘leonino’, que tem no holandês Bas Dost o melhor marcador da prova, com 28 golos, e candidato à Bota de Ouro europeia.

No outro extremo da classificação, o dia de hoje também é de grandes decisões, com o embate entre o lanterna-vermelha Tondela e o Nacional, penúltimo colocado, com os mesmos pontos, ambos a quatro da ‘linha de água’ e obrigados a vencer para continuarem a sonhar com a manutenção.