Desporto

Sporting com teste difícil em Guimarães, Benfica e FC Porto com tarefa mais facilitada

None

O Sporting enfrenta sábado uma deslocação complicada ao reduto do Vitória de Guimarães, numa terceira jornada da I Liga portuguesa de futebol em que os rivais Benfica e FC Porto defrontam adversários mais acessíveis no ‘conforto do lar’.

Os três grandes procuram recompor-se dos ‘sustos’ que sofreram na ronda anterior, na qual venceram todos por tangencial 1-0, com a agravante no caso do Sporting e do Benfica de os golos terem sido marcados aos 86 e 90+2 minutos, respetivamente.

O Sporting fez ainda pior na terça-feira, ao empatar 0-0 na receção ao Steaua Bucareste, em jogo da primeira mão dos ‘play-offs’ de acesso á Liga dos Campeões, que poderá deixar a equipa lisboeta em dificuldades no segundo encontro, na próxima semana, na Roménia.

A equipa treinada por Jorge Jesus ainda está em fase de construção, tendo alinhado com uma média de cinco reforços nos três jogos oficiais, mas os vimaranenses também se viram na contingência de encontrar substitutos para Marega e Hernâni, os dois melhores marcadores na época passada.

No mesmo dia, o tetracampeão Benfica, em busca de um inédito quinto título consecutivo, proeza apenas cometida uma vez no futebol português, pelo FC Porto, entre 1995 e 1999, recebe o Belenenses, que saiu goleado nas últimas três deslocações ao Estádio da Luz.

O Benfica tem revelado algumas debilidades defensivas, em consequência das transferências de Ederson, Lindelof e Nélson Semedo, mas ganhou ainda mais ‘poder de fogo’ com a entrada do avançado suíço Seferovic, que marcou em todos os três jogos dos ‘encarnados’.

O treinador Rui Vitória volta a debater-se com os mesmos problemas que o têm acompanhado nas últimas duas temporadas, as lesões de jogadores influentes, que agora afetam Júlio César, Grimaldo, André Horta, Zivkovic e Mitroglou, tendo ainda Samaris suspenso por um jogo.

No FC Porto, em contrapartida, a única ‘baixa’ de vulto é o avançado Soares -- outras das figuras de proa do Guimarães durante parte da temporada anterior -, para a receção de domingo ao Moreirense, que ainda não perdeu, mas também não ganhou, tendo averbado dois empates.

Depois de ter goleado em casa o Estoril-Praia, por 4-0, a equipa treinada por Sérgio Conceição sofreu para se impor por 1-0 ao Tondela, ainda assim suficiente para assumir o topo da classificação, em igualdade pontual com os dois outros candidatos ao título e o Rio Ave.

Os vilacondenses, a única equipa, além dos três ‘grandes’, a contar por vitórias os dois encontros disputados na prova, têm boas condições para se manterem no topo da classificação, abrindo a jornada na sexta-feira, ao receberem o recém-promovido Portimonense.

No polo oposto, Boavista e Desportivo de Chaves perseguem o primeiro triunfo, nos estádios do Marítimo e do Vitória de Setúbal, enquanto o Sporting de Braga tenta entrar nos lugares europeus com uma vitória sobre o Desportivo das Aves, que não integrava o escalão principal há 10 anos.