Sexta-feira é dia de exame Portugal-Arábia Saudita

O seleccionador nacional optou por descansar grande parte das suas principais figuras, incluindo Cristiano Ronaldo

Viseu /
08 Nov 2017 / 09:08 H.

A selecção portuguesa de futebol defronta na sexta-feira a Arábia Saudita, em Viseu, num jogo particular que serve de preparação para o Mundial 2018 e em que Fernando Santos vai aproveitar para testar nova soluções.

Na última ‘janela’ do calendário para selecções em 2017, o seleccionador nacional optou por descansar grande parte das suas principais figuras, incluindo o capitão Cristiano Ronaldo, e resolveu colocar em ‘exame’ muitas caras novas, com o objectivo de alargar o número de opções para a fase final do próximo Campeonato do Mundo.

No Estádio Municipal do Fontelo, jogadores como o guarda-redes José Sá, os defesas Edgar Ié, Kevin Rodrigues e Ricardo Ferreira, os médios Rony Lopes e Bruno Fernandes e os avançados Bruma e Gonçalo Paciência vão ter a oportunidade de somar a primeira internacionalização pela selecção principal.

Paciência, que atua no Vitória de Setúbal, foi mesmo chamado à última da hora para colmatar o lugar deixado vago por Éder, lesionado.

No centro da defesa, além da estreia, Ié e Ferreira podem estar a jogar o seu futuro na equipa portuguesa, já que, após o Campeonato do Mundo, jogadores como Bruno Alves (36 anos na altura do torneio), Pepe (35) e José Fonte (34) poderão despedir-se de vez da formação das ‘quinas’.

Naquele que será o segundo confronto de sempre com a Arábia Saudita, Ricardo Pereira, João Cancelo e Rúben Neves vão ter nova oportunidade para convencer Fernando Santos, depois de terem ficado ausentes das últimas convocatórias.

Anthony Lopes, Pepe, Neto, Nelson Semedo, Danilo, João Mário, Gelson Martins e André Silva são os únicos de entre as habituais escolhas de Fernando Santos que foram chamados para os últimos dois jogos do ano.

Pela frente, Portugal vai ter uma seleção que também assegurou a presença no Mundial 2018, depois de ter ficado no segundo lugar do Grupo B da fase de qualificação asiática.

A Arábia Saudita, composta por jogadores praticamente desconhecidos e que atuam todos no seu país, é treinada por Bert van Marwijk, antigo seleccionador holandês, que levou a selecção ‘laranja’ à final do Mundial 2010.

Na terça-feira, também em particular, os sauditas venceram por 2-0 a Letónia, que foi adversário da selecção portuguesa na fase de apuramento para o Campeonato do Mundo da Rússia.

O Portugal-Arábia Saudita está agendado para as 20h45 e será o terceiro da selecção nacional em Viseu.

Além de servirem de preparação para a fase final do Mundial 2018, os particulares com Arábia Saudita e Estados Unidos, a 14 de Novembro, em Leiria, terão um aspecto solidário, com as receitas a reverterem para as vítimas dos incêndios que sucederam em outubro.

Estes ‘amigáveis’ serão os últimos jogos de Portugal, actual campeão europeu, no ano de 2017.