Desporto

Selecção portuguesa de sub-20 goleia Itália em Portimão

None

A seleção portuguesa de futebol de sub-20 goleou hoje a sua congénere de Itália, por 4-2, em jogo de preparação disputado em Portimão, com Mesaque Dju a apontar dois dos golos da ‘equipa das quinas’.

Portugal chegou ao intervalo em vantagem (2-1), com golos de Bruno Jordão (30) e André Vidigal (43), tendo Vitale (45) reduzido para os italianos. No segundo tempo, Mesaque Dju ampliou o marcador (67 e 75) e Paolo (76) fixou o resultado.

Os pupilos de José Guilherme, com boa circulação de bola, foram os primeiros a criar perigo e, aos nove minutos, João Filipe teve a oportunidade para abrir o marcador, mas, isolado, fez a bola rasar o poste direito da baliza transalpina.

Aos 17 minutos, Portugal voltou a ameaçar a baliza italiana, mas Pedro Marques foi incapaz de dar o melhor seguimento à bola, após lance de contra-ataque, tendo cabeceado para a defesa fácil do guarda-redes transalpino Perisan.

A formação portuguesa acabaria por abrir o marcador, aos 30 minutos, na sequência de um pontapé de canto, com Bruno Jordão a finalizar à vontade ao segundo poste.

Com o domínio do jogo, a equipa das equipas chegou com naturalidade ao segundo golo, num lance de contra-ataque finalizado por André Vidigal (43), tendo os italianos reduzido a poucos segundos do intervalo, num tento assinado por Vitale, com um remate cruzado e fora do alcance do guarda-redes João Virgínia.

No segundo tempo, a seleção portuguesa manteve o controlo do jogo, materializando o domínio com golos de Mesaque Dju 67 e 75), tendo Paolo (76) reduzido a diferença no marcador e fixando o resultado final.

Para o selecionador nacional, José Guilherme, Portugal “demonstrou a sua qualidade, ao realizar uma excelente partida, diante de um adversário que dificultou ao máximo a ação da equipa portuguesa”.

“É um resultado volumoso que faz jus ao nosso domínio, depois de um empate com a Suíça em que jogámos com nove jogadores cerca de 40 minutos, no qual demonstrámos também a nossa qualidade”, concluiu.

Jogo no Estádio Municipal de Portimão.

Portugal -- Itália, 4-2.

Ao intervalo: 2-1.

Marcadores:

1-0, Bruno Jordão, aos 30 minutos.

2-0, André Vidigal, 43.

2-1, Vitale, 45.

3-1, Mesaque Dju, 67.

4-1, Mesaque Dju, 75.

4-2, Paolo, 76.

Equipas:

- Portugal: Luís Maximiano, Alexandre Pinto, Diogo Queirós, Diogo Leite, André Sousa, Bruno Jordão, Florentino Luís, Gedson Fernandes, João Filipe, André Vidigal e Pedro Marques.

(Jogaram ainda: Miguel Luís, José Gomes, Rafael Leão, Mesaque Dju, Bruno Paz, Luís Silva).

Treinador: José Guilherme.

- Itália: Perisan, Caccin, Pietro, De Santis, Carraro, Marchizza, Panico, Vitale, Rossi, Cassata e Edera.

(Jogaram ainda: Paolo, Minelli, Maggiore, Mazzochi, Baroni, Scalera).

Treinador: Guidi Federico.

Árbitro: Jereon Manschot (Holanda).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Panico (13), Alexandre Pinto (32), De Santis (57) e Vitale (62).

Assistência: cerca de 500 espetadores.