Desporto

Primeira noite da Liga dos Campeões rende 28 golos

None

O Sporting entrou hoje da melhor forma na Liga dos Campeões em futebol, ao vencer fora o Olympiacos por 3-2, enquanto o Benfica não podia ter começado pior, ao cair na Luz por 2-1 perante o CSKA Moscovo.

No Pireu, o marfinense Seydou Doumbia marcou o primeiro golo da fase de grupos 2017/18, aos 69 segundos, e embalou os ‘leões’ para uma primeira parte de sonho, coroada com mais dois tentos, de Gelson Martins, aos 13 minutos, e Bruno Fernandes, aos 43.

Os gregos ainda assustaram, com um ‘bis’ sobre o final do colombiano e ex-bracarense Felipe Pardo, aos 89 e 90+3 minutos, mas o conjunto de Jorge Jesus segurou o quarto triunfo fora na ‘Champions’ e primeiro desde 2008/09.

Na Luz, os ‘encarnados’ também começaram a ganhar, embora só se tenham adiantado aos 50 minutos, por intermédio do suíço Haris Seferovic, após centro da esquerda do sérvio Zivkovic.

Os russos conseguiram, no entanto, dar a volta ao jogo, num penálti de Vitinho, aos 63 minutos, a punir uma mão na bola de André Almeida, que pareceu mais bola na mão, e num tento de Timur Zhamaletdinov, aos 71.

Desta forma, o Sporting conseguiu pela primeira vez estrear-se fora com um triunfo, após um empate e duas derrotas, e o Benfica sofreu o primeiro desaire caseiro numa ronda inaugural, depois de quatro triunfos e duas igualdades.

O Benfica é terceiro no grupo A, pois, no outro jogo, o regressado Manchester United, orientado pelo treinador português José Mourinho, confirmou o favoritismo, ao bater em casa o Basileia por 3-0, com golos belgas de Marouane Fellaini (35 minutos) e Romelu Lukaku (53) e um tento de Marcus Rashford (84).

No grupo D, assistiu-se no Nou Camp a um ‘monólogo’ do argentino Lionel Messi, o grande responsável pelo triunfo do FC Barcelona, que contou os 90 minutos com Nélson Semedo, por 3-0 sobre a Juventus, que vale a liderança.

O ‘10’ do ‘Barça’ inaugurou o marcador aos 45 minutos, após tabela com Luis Suárez, esteve na jogada do segundo, apontado pelo croata Rakitic, aos 56, e apontou o terceiro, ao 69, depois de novo ‘tiro’ indefensável para Buffon, que nunca tinha batido.

Na próxima ronda, em 27 de setembro, o Sporting acolhe o ‘astro’ argentino, enquanto o Benfica viaja à Suíça.

Em relação aos outros grupos hoje disputados, destaque para o milionário Paris Saint-Germain, que goleou fora os escoceses do Celtic por 5-0, com um tento do brasileiro Neymar, um de Mbappé, dois do uruguaio Cavani e um autogolo do sueco Mikael Lustig.

Os gauleses lideram, assim, o grupo B, em igualdade pontual com o outro mais do que provável apurado, o Bayern Munique, vencedor por 3-0 na receção ao Anderlecht, que jogou desde os 11 minutos com 10 unidades, por expulsão de Sven Kums.

O polaco Robert Lewandowski, de penálti, o espanhol Thiago Alcântara e Joshua Kimmich marcaram os tentos dos bávaros.

Finalmente, no grupo C, o campeão inglês Chelsea não deu qualquer hipótese ao estreante Qarabag, do Azerbaijão, que goleou por 6-0, com tentos de Pedro, Zappacosta, Azpilicueta, Bakayoko e, a acabar, um ‘bis’ de Batshuayi.

Na quarta-feira, realizam-se os jogos dos restantes agrupamentos, com o FC Porto a estrear-se no Grupo G, na receção aos turcos do Besiktas, de Pepe e Ricardo Quaresma.