Desporto

Portugal conhece adversários e espera evitar a Espanha no Mundial

A fase final do Mundial de futebol de 2018 realiza-se na Rússia, de 14 de Junho a 15 de Julho. Foto Reuters
A fase final do Mundial de futebol de 2018 realiza-se na Rússia, de 14 de Junho a 15 de Julho. Foto Reuters

Portugal conhece na sexta-feira os adversários na fase de grupos do Mundial2018 de futebol, num sorteio em que terá o estatuto de cabeça de série e em que a Espanha é a selecção a evitar.

Apesar do domínio recente na história do futebol (campeã mundial em 2010 e campeã europeia em 2008 e 2012), a Espanha caiu para o pote 2, devido ao ranking da FIFA, e aparece como a equipa que todos cabeças de série, incluindo Portugal, não querem ‘apanhar’ na primeira fase da competição, que vai decorrer na Rússia.

A selecção portuguesa, que terá o estatuto de actual campeão europeu, já sabe que não irá defrontar na fase de grupos ‘tubarões’ e antigos campeões como a Alemanha, o Brasil, a Argentina e a França. A anfitriã Rússia, a Bélgica e a Polónia também estão, para já, fora do caminho luso.

Certo é que Portugal, por normas da FIFA, só pode apanhar uma equipa europeia na fase de grupos. O organismo que rege o futebol mundial permite um máximo de duas equipas da UEFA por agrupamento e apenas uma das outras confederações.

Por isso, caso a selecção nacional ‘apanhe’ a Espanha logo no Pote 2, terá obrigatoriamente adversários de outras confederações no Pote 3 e Pote 4.

No Pote 2, além da Espanha, Inglaterra, Colômbia, México, Uruguai e Croácia prometem dificultar a vida aos cabeças de série, enquanto o Peru aparece, em teoria, como o ‘brinde’ deste conjunto de selecções.

Dinamarca e Suécia são os adversários a evitar por Portugal no Pote 3, que inclui três representantes africanos (Tunísia, Egipto e Senegal), que são sempre uma incógnita nas fases finais dos Campeonato do Mundo.

A Costa Rica, que no último Mundial alcançou com surpresa os quartos de final, também pode calhar à formação lusa, assim como o Irão, de Carlos Queiroz, que parece ser a equipa mais ‘frágil’ deste grupo de selecções.

A europeia Sérvia e a asiática Coreia de Sul, de más recordações para Portugal, encabeçam o Pote 4, que inclui ainda Nigéria, Austrália, Japão e Marrocos. Arábia Saudita e Panamá fecham o grupo e prometem ser adversários ‘simpáticos’ para Portugal.

Os potes foram elaborados tendo em conta o ‘ranking’ da FIFA de 16 de outubro.

O sorteio, que vai decorrer no Palácio do Kremlin, em Moscovo, tem início agendado para as 15 horas (18 horas locais) e vai ser apresentado pelo antigo internacional inglês Gary Lineker e pela jornalista russa Maria Komandnaya.

O evento vai contar ainda com as participações de antigas estrelas como Laurent Blanc, Gordon Banks, Cafu, Fabio Cannavaro, Diego Forlán, Diego Maradona e Carles Puyol.

Antes do sorteio, às 11 horas (14 horas), o seleccionador português, Fernando Santos, vai participar num seminário da FIFA para os treinadores das 32 selecções que vão estar presentes no Mundial2018. Os técnicos de Austrália e Uruguai vão ser os únicos ausentes.

A fase final do Mundial de futebol de 2018 realiza-se na Rússia, de 14 de Junho a 15 de Julho.

Constituição dos potes para o sorteio da fase final do Mundial de futebol de 2018:

Pote 1

Rússia (anfitriã)

Alemanha (1.º lugar do ‘ranking’ da FIFA de 16 de outubro)

Brasil (2.º)

PORTUGAL (3.º)

Argentina (4.º)

Bélgica (5.º)

Polónia (6.º)

França (7.º)

Pote 2

Espanha (8.º)

Peru (10.º)

Suíça (11.º)

Inglaterra (12.º)

Colômbia (13.º)

México (16.º)

Uruguai (17.º)

Croácia (18.º)

Pote 3

Dinamarca (19.º)

Islândia (21.º)

Costa Rica (22.º)

Suécia (25.º)

Tunísia (28.º)

Egito (30.º)

Senegal (32.º)

Irão (34.º)

Pote 4

Sérvia (38.º lugar)

Nigéria (41.º)

Austrália (43.º)

Japão (44.º)

Marrocos (48.º)

Panamá (49.º)

Coreia do Sul (62.º)

Arábia Saudita (63.º)