Pinga deu nas vistas há 86 anos

Jogo entre selecções do Porto e Funchal terá sido o despertar para a contratação do madeirense pelo clube da invicta ao Marítimo

Porto /
12 Dez 2016 / 09:31 H.

Há 86 anos, a 12 de Dezembro de 1930, Pinga defrontou o FC Porto.

Foi num jogo entre a selecção do Porto e a selecção do Funchal, com oito portistas na selecção portuense (Siska, Avelino, Temudo, Álvaro Pereira, Carvalho, Faria, Waldemar Mota, Castro) contra o talentoso Pinga, que defendeu as cores da cidade onde nasceu. Venceu a selecção do Porto por 7-3.

Menos de duas semanas depois, assinaria contrato (23 de Dezembro de 1930), rumando do Marítimo para o FC Porto , onde Pinga se estreou a 25, dia de Natal, no Campo da Constituição, frente ao Salgueiros, contribuindo para uma copiosa vitória (9-2 para uns, 10-2 para outros), bem mais fácil do que aquela que, três dias depois seria conseguida, no mesmo palco, frente ao Eirinãs FC de Pontevedra (3-2).

Estava dado o pontapé de saída para uma carreira de sucesso que o haveria de guindar a um plano ímpar no futebol nacional.

No final de 16 anos com as cores azuis e brancas, conquistou dois campeonatos nacionais, dois campeonatos de Portugal, um campeonato da Liga e 394 golos em 400 jogos, sem contar a selecção nacional.

Outras Notícias