Desporto

Organização anuncia cancelamento do Ilhéu Cup

None

A Comissão Organizadora do Ilhéu Cup – Torneio Internacional Cidade de Câmara de Lobos veio hoje, através de um comunicado, anunciar o cancelamento da referida competição.

Esta decisão surge na sequência de uma reunião realizada ontem no Salão Nobre da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, que teve a presença do chefe de gabinete daquela autarquia e de várias entidades oficiais.

Segundo o comunicado da organização, “o cancelamento do referido torneio deve-se à posição demarcada da autarquia, que constantemente protelou o processo, bem como manifestou intenção em não viabilizar a emissão das necessárias autorizações”. A Comissão Organizadora aproveita para “agradecer às demais entidades oficiais presentes na aludida reunião, que contrariamente à autarquia, desde o primeiro momento (ditam já mais de 8 meses) e que de imediato colaboraram afincadamente no sentido de a tempo serem emitidos todos os pareceres e autorizações necessários”.

A organização do torneio, a cargo dos Xavelhas e do Bairro da Argentina, refere-se ainda “ao comunicado datado de 11 de Dezembro de 2017, emitido por uma entidade desportiva do Concelho de Câmara de Lobos”, nomeadamente o CSD Câmara de Lobos, e “vem repudiar veemente o seu conteúdo e que em nosso entendimento nada abona a seu favor, deixando claro que aquela colectividade não pretende manter um bom relacionamento com as demais colectividades desportivas do concelho”.

“No que concerne ao facto daquela entidade desportiva referir que não confirmou oficialmente a presença no evento, tal facto não merece sequer consideração, uma vez que do próprio teor do comunicado, transparece a falta de comunicação existente entre os agentes desportivos e a política adoptada do quero, posso e mando por aquela colectividade”, adianta ainda a Comissão Organizadora do torneio, acrescentando que “também não é merecedor de qualquer consideração o facto dos ‘horários inadequados aos escalões etários participantes’, uma vez que os mesmos realizam, para os mesmos escalões etários e em horário lectivo, treinos para os seus atletas em horários bem mais tardios”.

O comunicado esclarece ainda que “por considerarmos que desde o início foi objectivo da Comissão Organizadora realizar o evento em período de férias escolares, o mesmo não visava apenas a componente desportiva, mas sim promovendo de igual forma o convívio entre atletas, pais, encarregados de educação, visitantes e demais agentes desportivos”.

Acrescenta o esclarecimento que “uma vez mais, quanto ao eventual interesse financeiro referido no comunicado, o mesmo não é merecedor de qualquer consideração”, sublinhando que ainda relativamente a este aspecto, a organização entende que “a referida colectividade não terá legitimidade para emitir qualquer opinião referente a qualquer situação de interesse financeiro à semelhança do que se sucede com a verdade desportiva”.

Finalizando: “Por fim, a Comissão Organizadora do Ilhéu Cup – Torneio Internacional Cidade de Câmara de Lobos, vem publicamente agradecer a todos os apoiantes, mecenas, patrocinadores e parceiros, convictos de que sem a intervenção de terceiros que não fazem nem deixam fazer, a realização do evento será uma realidade num futuro muito próximo. Mas não menos importante, deixamos igualmente um agradecimento a todos os cerca de 50 elementos que fizeram a enorme equipa que trabalhou conjuntamente connosco e que continuará sempre a trabalhar em prol dos grandes eventos desportivos”.