Desporto

Nuno Espírito Santo admite que FC Porto está apenas focado no jogo com o Tondela

None

Nuno Espírito Santo, treinador do FC Porto, garantiu hoje que não existe mais nenhum jogo na mente dos jogadores para além do com o Tondela, reforçando o foco total na partida para a I Liga de futebol.

O FC Porto recebe na sexta-feira o Tondela, na 22.ª jornada do campeonato, antes do jogo com a Juventus, da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, mas o técnico dos ‘dragões’ esclareceu que os jogadores apenas pensam em vencer o jogo da I Liga e colocarem-se na frente do campeonato.

“Não existe outro jogo que não o Tondela. Não existe Juventus até sexta-feira depois do jogo. Temos de vencer, estamos preparados, os jogadores não caem no erro de pensar mais além desse jogo. Não existe mais nada”, começou por frisar o treinador em conferência de imprensa de antevisão da partida com o Tondela.

Nuno Espírito Santo não quis valorizar o facto de o FC Porto estar à cinco jogos a vencer, a melhor sequência de triunfos da época.

“Temos de pensar numa vitória em nossa casa e manter esse registo. São três pontos importantes para o que queremos no nosso futuro. O futebol é o momento e o que importa é o jogo que vem a seguir. Não há memória do que está para trás e o que importa é a vitória na nossa ‘fortaleza’”, referiu.

O técnico salientou ainda que todo o plantel está preparado e na máxima força.

“Os jogadores estão bem. Temos de ter em consideração uma gestão cuidada de jogadores que têm tido maior utilização. Felizmente não há baixas, o que é um bom sinal”, disse o treinador, que acrescentou ainda: “Se vencermos, colocamos mais pressão aos nossos rivais e colocamo-nos na frente, que é o local onde queremos estar”.

As exibições de Soares são algo que tem deixado Nuno Espírito Santo satisfeito. No entanto, o treinador garantiu que o bom momento que o FC Porto é fruto de um trabalho coletivo.

“Nestes últimos jogos houve contributo do Soares, contributo que resultou em golos. Mas qualquer análise deve ir além disso, porque tem também que ver com quem rouba a bola, quem fez o passe. No FC Porto, não interpretamos situações individuais, porque se é verdade que o contributo dos jogadores é importante para o grupo, quem sustenta tudo é a equipa. Queremos ser uma equipa ainda mais determinada na defesa para que o contributo seja sustentado a partir daí, para depois chegarmos ao golo. Se marcarmos na primeira oportunidade, ainda melhor. Se não for assim, temos de ser pacientes”, disse ainda.

O treinador saiu ainda em defesa de André Silva, garantindo que o rendimento do avançado continua a ser o mesmo, apesar de estar menos eficaz.

“São momentos. Não concordo em absoluto com a ideia de quebra de rendimento. Estou bem ciente de como trabalha o André Silva. Como sabem, não gosto de individualizar, porque no futebol tudo são situações de grupo. O que valorizo mais é que o André Silva é bastante importante para nós”, concluiu.

O FC Porto recebe esta sexta-feira o Tondela em jogo da 22ª jornada da I Liga.