Jesus defende proibição de sintéticos

11 Out 2017 / 21:20 H.

O treinador do Sporting afirmou hoje que “devia ser proibido jogar em sintéticos”, mas disse que os ‘leões’ vão “com todo o gosto” a Oleiros defrontar o conjunto local , na terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol.

“A Taça de Portugal é uma das competições mais bonitas, com muita paixão, embora o campeonato nacional seja o mais importante. Temos todo o gosto em ir jogar a Oleiros, perante aquela gente que mostrou tanta vontade de fazer o jogo ali”, começou por dizer Jorge Jesus, em conferência de imprensa.

Contudo, o técnico, que fazia a antevisão do encontro de quinta-feira, que será disputado no relvado sintético do Estádio Municipal de Oleiros, foi peremptório na análise a este tipo de terrenos.

“Nunca nos opusemos em fazer o jogo ali, em jogar em Oleiros. Opusemo-nos, sim, ao sintético, porque não é compatível para uma equipa profissional. Devia ser proibido haver campos sintéticos”, afirmou.

De resto, Jesus recorreu ao exemplo da selecção nacional, que, na semana passada, jogou num relvado sintético em Andorra, numa partida na qual o selecionador Fernando Santos poupou Cristiano Ronaldo na primeira parte.

“Não falei com o Fernando [Santos], mas a opção de o Ronaldo não jogar na primeira parte com Andorra não teve nada a ver com o amarelo, mas sim com o sintético. No dia a seguir a jogar num sintético, os jogadores sentem-se como se tivessem levado com um pau”, referiu.

Apesar da oposição teoricamente mais fraca do Oleiros, que disputa o Campeonato de Portugal, Jorge Jesus recusou que possa haver algum desleixo por parte dos ‘leões’, até porque o Sporting tem “responsabilidades de lutar por todas as provas nacionais”.

Perante as ausências de Coates e Mathieu, que estiveram ao serviço das selecções, o técnico revelou que o médio Petrovic poderá formar dupla de centrais com André Pinto, apesar de confirmar a presença do jovem Demiral entre os convocados.

Já o avançado angolano Gelson Dala, que tem alinhado pela equipa B, é presença assegurada no encontro em Oleiros.

“Vai jogar. Temos feito um trabalho específico com ele nestes meses e, neste momento, achamos que já pode dar resposta ao que pretendemos. É um jovem que vem de um campeonato com pouca qualidade competitiva. Ele tem qualidade e talento, e acreditamos que pode ser um jogador importante para o futuro do Sporting”, analisou.

Por outro lado, Jorge Jesus aproveitou a ocasião para endereçar os parabéns à selecção portuguesa, que na terça-feira assegurou a qualificação para o Mundial2018.

“Parabéns Portugal, parabéns Fernando [Santos] e parabéns a todos os jogadores da selecção por estarmos mais uma vez no Campeonato do Mundo, mostrando toda a nossa qualidade enquanto campeões da Europa”, disse.

Sporting e Oleiros jogam na quinta-feira, a partir das 20:15, no Estádio Municipal de Oleiros, numa partida que será dirigida pelo árbitro Gonçalo Martins, da Associação de Futebol de Vila Real.

Outras Notícias