Francisco Luís e Mariana Vargem venceram 8.ª eição do Duatlo da Ponta do Sol – Canhas 2018

22 Jan 2018 / 12:16 H.

Francisco Luís e Mariana Vargem (Ludens de Machico), venceram na tarde do passado sábado a 8.ªedição do Duatlo da Ponta do Sol – Canhas 2018, nesta que foi a 1.ª Etapa do Circuito Regional de Triatlo – 2018 e também a primeira prova de triatlo em termos nacionais do presente ano.

A tarde competitiva iniciou-se pela prova principal, com cerca de 80 atletas, incluindo Juvenis, que em provas de distância Super-Sprint como esta, têm oportunidade de mostrar as suas qualidades junto dos escalões superiores, servindo de aprendizagem e um estimulo importante na sua evolução.

Na prova principal e no sector masculino, Francisco Luís (Ludens de Machico), jovem triatleta madeirense que já conta com um honroso palmarés principalmente na vertente de Duatlo, liderou desde o sinal de partida até à linha de meta para um novo triunfo nesta prova que já lhe vai sendo talismã.

No seu encalce seguiu durante toda a prova o seu colega de equipa Paulo Nóbrega, que comparativamente com edições anteriores teve uma grande evolução no segmento de corrida ao qual aliou um segmento de ciclismo muito eficiente, permitindo-lhe alcançar o 2.º lugar absoluto.

Em 3.º lugar ficou Fabio Vaz (CAF), triatleta que se estreou em competições regionais esta época e que deverá ser um dos triatletas a ter conta nesta vertente de Duatlo, e que demonstrou uma consistência muito grande entre os 3 segmentos que compuseram a prova.

Nas mulheres, Mariana Vargem (Ludens de Machico) foi mais uma vez a grande vencedora, conseguindo logo no segmento de corrida inicial uma vantagem que permitiu sentenciar a prova quanto à luta pela vitória.

No pódio geral feminino, Mariana teve a companhia de Carolina Boulhosa (GD Corticeiras), triatleta que tem demonstrado uma grande evolução neste seu regresso ao triatlo, inclusive nas vertentes em que não ser-lhe-iam tão favoráveis, ao ponto de nesta prova ter alcançado o 2º lugar final, e Susana Lourenço (ACD Jardim da Serra), que com um segmento de ciclismo superior ao da concorrência mais directa conseguiu ascender ao 3.º lugar do pódio.

Relativamente às competições jovens, com a disputa da 1.ª Etapa do Circuito Regional Jovem (Benjamins, Infantis, Iniciados e Juvenis), na qual marcaram presença 60 jovens dos diversos escalões e clubes, os vencedores foram os seguintes:

Benjamins – Guilherme Nunes ( CF Andorinha ) e Leonor Pereira ( CD Escola de Santana )

Infantis – Simão Carvalho e Matilde Olival ( Ludens de Machico )

Iniciados – Gonçalo Santos e Bruna Belo (ACD Jardim da Serra)

Juvenis- João Marote (Ludens de Machico) e Margarida Roque (CF Andorinha)

Em termos colectivos, os clubes em maior destaque foram o Ludens de Machico ao vencer nos Clubes Masculinos e nos Clubes Jovens Masculinos, o GD Corticeiras com a vitória no Clubes Femininos, e o CD Escola de Santana que triunfou nos Clubes Jovens Femininos.

A adesão a esta prova é outro facto a salientar, com a totalização de 140 triatletas inscritos (mais 20 que na edição anterior), divididos por 8 clubes regionais (mais 1 que na época passada) e onde o CAF (Clube Atletismo do Funchal) fez a sua estreia como um clube novo na modalidade, subindo diversas vezes ao pódio individual e colectivamente.

A ARTM como entidade organizadora, agradece o apoio de várias entidades publicas, em especial do Município da Ponta do Sol, AMDpt, SER – DRJD e FTP.

A organização registou igualmente o forte apoio, da Auto Zapecar; Fisiomadeira; Socorro Madeira; Europcar; Coca-Cola European Partners ; MZBike e Clínica Dentária do Fórum Machico.

As próximas provas no concelho da Ponta do Sol, estão marcadas para os dias 9 e 10 de Junho, na Madalena do Mar, com a realização de um Triatlo/Triatlo Jovem na tarde de Sábado, e o Campeonato Regional de Estafetas de Triatlo durante a manhã de Domingo.

Outras Notícias