Francisco Abreu em terceiro lugar no TCR Portugal

24 Jun 2018 / 19:30 H.

Na segunda prova do Campeonato de Portugal de Velocidade, que este fim-de-semana decorreu em Vila Real, o Peugeot 308TCR da Sports & You esteve nas mãos de Francisco Abreu. Partindo do terceiro lugar, o piloto madeirense não fez o melhor arranque e perdeu algum terreno, mas combateu até ao fim e, apesar de alguns percalços, foi recuperando o andamento e a confiança até aos últimos segundos de corrida. No final, o esforço de Abreu compensou e o terceiro lugar do pódio foi seu.

Nesta segunda, e última, corrida de domingo, Francisco Abreu arrancou do terceiro posto, fruto do resultado obtido nas Qualificações de sexta-feira. Apesar de absolutamente confiante na sua condução e no seu Peugeot 308TCR, Abreu estava consciente que tinha rodado pouco, tanto nos Treinos Livres como na Qualificação: “Apesar de ter uma fortíssima ligação com o carro e de saber que conto com o apoio de uma excelente equipa, é essencial, antes de cada corrida, rodar o mais possível em pista. Aqui em Vila real isso é ainda é mais importante, mas a configuração da prova não reserva muito tempo em pista para treinos e qualificação. A acrescentar a essas condicionantes, houve a ligeira saída de pista nos treinos e as duas voltas com bandeira vermelha na Qualificação. Por isso, não rodei o suficiente para preparar a corrida como queria, e aprender melhor alguma das ‘estratégias’ que este circuito requer para obter o melhor desempenho.”

Como é óbvio, Francisco Abreu foi para a sua corrida de hoje totalmente confiante e disposto a dar o seu melhor, mas as coisas nem sempre começam da melhor forma: “O meu arranque não foi bom e fiquei para trás quando menos queria. Por isso, andei pelo quarto lugar durante algum tempo e não foi fácil atacar os meus rivais directos. Também fui denotando algum desgaste e sobreaquecimento nos travões do 308TCR, o que é normal num circuito como este, mas acaba por retirar rendimento e alguma confiança. Mesmo adaptando a condução às condições da corrida, tivemos um ligeiro toque com outro carro, e isso também teve os seus efeitos no meu rendimento.”

Sempre confiante e sem baixar o ritmo ao volante do Peugeot 308TCR da Sports & You, Francisco Abreu foi combativo até ao fim e o resultado final acaba por ser positivo, mesmo com o jovem piloto madeirense a confessar alguma frustração relativamente ao seu fim-de-semana: “Foi bem difícil, mas consegui manter o andamento e confiança até começar a recuperar lugares. E compensou, pois alcancei o terceiro lugar e mais alguns importantes pontos para a equipa. É óptimo estar no pódio, obviamente, mas tenho a certeza de que, se tivesse conseguido andar mais nos treinos e na qualificação, a corrida e os resultados poderiam ter sido diferentes. É um sentimento misto: estou feliz porque o resultado final foi positivo, mas sinto também alguma frustração porque fiquei um pouco aquém do que poderia fazer em pista.”

No cômputo geral, esta jornada do TCR Portugal/CPVT foi boa para a equipa apoiada pela Peugeot Portugal, com o Peugeot 308TCR da Sports & You presente no pódio nas duas corridas do programa: o 2º lugar de Rafael Lobato no sábado e o 3º lugar hoje conquistado por Francisco Abreu.

Após a corrida de hoje em Vila Real, o Peugeot 308TCR da Sports & You só volta às pistas nacionais a 1 e 2 de Setembro próximo, para participar em mais uma jornada do TCR Portugal/CPVT, desta vez a realizar no Autódromo do Estoril.

Outras Notícias