Desporto

Diogo e Susana vencem ‘Triatlo Coastal Challenge Funchal’

ACD Jardim da Serra foi o clube em maior evidência nesta competição

None Ver Galeria

Decorreu no passado domingo, 15 de Julho, o ‘V Coastal Challenge – Funchal 2018’ competições pontuáveis para os Campeonatos Regionais de Triatlo 2018 (13.ª etapa) e para o Campeonato Regional e Clubes Jovens (11.ª etapa).

A manhã competitiva iniciou-se pelo Triatlo Sprint e Super-Sprint (Juvenis E Paratriatlo), com partidas separadas, tendo os triatletas do Triatlo Sprint de nadar 750m na zona Balnear do Lido, pedalar 20kms na Estrada Monumental (5voltas), e correr 5kms (4voltas) pela promenade do Lido, enquanto que os participantes do Triatlo S.S.print (Juvenis e Paratriatlo), tinham as distâncias de 375m de natação, 8kms de ciclismo e 2,5kms de corrida.

Na prova principal distância Sprint, no sector masculino, Diogo (ACD Jardim da Serra), alcançou novo triunfo esta época, com uma vantagem muito expressiva sobre Francisco Luís (Ludens de Machico) que veio a alcançar a 2ª posição final após recuperar parte do seu atraso da natação no segmento de ciclismo e corrida final, e Pedro Prioste (Ludens de Machico) que ficou com o 3º lugar do pódio, um resultado que espelha bem a consistência do jovem triatletas em todos os segmentos da modalidade.

Nas senhoras, Susana Lourenço (ACD Jardim da Serra) mostrou-se estar uns furos acima da concorrência nesta prova. Após um segmento de natação inicial em que não conseguiu acompanhar as principais adversárias, o ciclismo e corrida foram bem mais animadores e de grande recuperação, ao ponto de iniciar corrida final já na liderança que manteve até ao final levando de vencida esta prova.

Na 2.ª e 3.ª posições ficaram a dupla do CAF, Joana Sousa e Tânia Alves que por esta ordem completaram o pódio. Refira-se que ambas ainda pertencem ao escalão de Cadetes, e têm vindo a mostrar uma rápida habituação e consistência nas distâncias Sprint.

Outros resultados de destaque foram os de Francisco Belo (ACD Jardim da Serra), triatleta Cadete que alcançou o 4º lugar absoluto e que durante grande parte da prova encabeçou com Pedro Prioste a perseguição à liderança de Diogo Nóbrega, Carlos Nóbrega (ACD Jardim da Serra), Veterano 2 que foi 5º classificado da geral absoluta e que voltou a fazer o parcial de corrida mais rápido, e Miguel Franco (CD Aquático), Veterano 1 que conseguiu fechar o top 10 desta prova.

José Manuel Mendonça (Ludens de Machico) venceu na categoria Paratriatlo, ele que completou em bom ritmo mais um triatlo de distância Super-Sprint.

Na classificação por equipas, o pódio masculino ficou composto com a vitória do ACD Jardim da Serra, o Ludens de Machico em 2.º e o CD Aquático em 3.º. Em femininos a equipa do Clube Atletismo do Funchal foi a grande vencedora.

Nos escalões de formação, em Juvenis, vitórias no Triatlo Super.Sprint para João Marote (Ludens de Machico) e Margarida Roque (CF Andorinha/Aquimadeira Solutions), triunfo que lhes valeu o Titulo Regional de Triatlo Juvenil da presente época.

Nos restantes escalões de formação, em que tinham como vertente o Aquatlo Jovem, a dupla do ACD Jardim da Serra, Gonçalo Santos e Bruna Belo foram uma vez mais os grandes vencedores, em Infantis dobradinha por parte de outro clube, o Ludens de Machico, ao ver os seus atletas Simão Carvalho e Matilde Olival a vencer esta categoria, e em Benjamins André Remesso (Ludens de Machico) e Tabetha Somkina (CF Andorinha/Aquimadeira Solutions) foram os mais rápidos.

Nos clubes jovens masculinos vitória para o Ludens de Machico, seguido do CF Andorinha/Aquimadeira Solutions e do GD Corticeiras. Nos clubes jovens femininos triunfo do AD Galomar, seguido do CF Andorinha/Aquimadeira Solutions e Ludens de Machico.

O V Triatlo Coastal Challenge – Funchal 2018, teve na organização a A.R.T.M ( Associação Regional de Triatlo da Madeira ), contando com o apoio da Câmara Municipal do Funchal, Frente Mar do Funchal, AMDpt, SER – DRJD e FTP, contando igualmente com o apoio dos privados, Auto Zapecar; Europcar, MZBike, Clínica Dentária do Fórum Machico e Socorro Madeira.