Desporto

Começa hoje a festa automobilística em Machico

O ‘Circuito de Machico’ decorre sexta-feira e a ‘Rampa Cassiano’s Car’ será sábado

None Ver Galeria

É já esta sexta-feira que se inicia o fim-de-semana de festa automobilística em Machico, com a realização de duas organizações do Clube Automobilístico 100 à Hora da Madeira: o ‘Circuito de Machico’ e a ‘Rampa Cassiano’s Car’.

O Clube Automobilístico 100 à Hora da Madeira espera grande multidão nas ruas e estradas do concelho de Machico para assistir à passagem dos cerca de 40 concorrentes que o mesmo conseguiu reunir nas listas de inscritos.

A festa começa esta sexta-feira, dia 21, com a realização do ‘Circuito de Machico’, uma prova idealizada pelo clube organizador e Câmara Municipal de Machico. Esta tentará recriar o caloroso e popular ambiente duma prova semelhante, disputada nos anos 60 e 70 do século passado, e também com itinerário na baixa desta cidade, com parte do seu traçado em empedrado.

O ‘Circuito de Machico’ decorrerá pelas ruas da Árvore, Conselheiro José Ribeiro da Cunha, Leiria, Senhor dos Milagres e Município, no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio e terá uma extensão de 2.630 metros. A definição do percurso teve como preocupações principais a espectacularidade, a segurança, a visita ao centro histórico de Machico e, ainda, que todos os espectadores possam presenciar pelo menos duas vezes a evolução dos participantes. A partida está prevista para as 21horas.

A emoção permanecerá neste concelho visto que no dia seguinte, no sábado, é a ‘Rampa Cassiano’s Car’, quarta prova do Troféu Regional de Rampas AMAK. Cumprida na ER 239, entre Água de Pena e Santo da Serra, um traçado muito rápido mas queexige muita técnica de condução.

Esta prova é já uma referência no desporto automóvel madeirense e promete muita competição nos 4,20 quilómetros, com um declive médio de 10% e uma diferença de nível de 480 metros entre a partida e a meta.

As subidas de reconhecimento serão às 9 horas e as 10h30 e as oficiais às 12h10, 13h55, 15h40 e 17h30.

A direcção de ambos os eventos está confiada a José Spínola. Das listas de inscritos fazem parte os pilotos que têm dominado as primeiras posições ao nível absoluto e dos grupos e classes no Troféu Regional de Rampas AMAK de 2017 num rol que contém 8 protótipos, 1 clássico, 1 viatura do grupo RC2 (R5), outra viatura do grupo RC2N, 1 do grupo RC3, 1 do grupo RC4, 2 do grupo RC5, 2 VSH 4RM, 10 VSH 2RM e nada menos que 12 viaturas do troféu de Regularidade Histórica.