Desporto

Benfica nos ‘quartos’ da Youth League graças ao guardião Fábio Duarte

Foto Globalimagens
Foto Globalimagens

O Benfica apurou-se hoje para os quartos de final da UEFA Youth League de futebol, ao vencer o PSV Eindhoven no desempate por grandes penalidades (5-4), com o guarda-redes Fábio Duarte a ser o herói dos ‘encarnados’.

No Estádio PSV, depois da igualdade a uma bola durante o tempo regulamentar, Duarte defendeu dois penaltis, o primeiro a impedir que os holandeses pudessem festejar a vitória, e de seguida garantiu a qualificação do Benfica, que se juntou ao FC Porto na próxima fase da prova.

Além de se destacar nas grandes penalidades, o jovem guardião ‘encarnado’ manteve tudo empatado durante a segunda parte, impedindo com grande defesa que o PSV chegasse ao segundo golo.

Antes, aos 44 minutos, Joel Piroe tinha colocado a formação de Eindhoven em vantagem, mas João Félix, aos 47, refez a igualdade no marcador.

Numa primeira parte sem grandes oportunidades de golo, o Benfica até entrou melhor no encontro, mas os holandeses foram ganhando ascendente com o passar dos minutos e foram mesmo em vantagem para o intervalo, graças a Joel Piroe.

Aos 44 minutos, o avançado do PSV recebeu a bola na área, ‘sentou’ o lateral Ricardo Araújo e, com um remato rasteiro, bateu Fábio Duarte.

A equipa lisboeta regressou dos balneários com outra intensidade e João Félix deixou tudo empatado aos 47 minutos, quando apareceu isolado frente a Van de Meulenhof e bateu o guardião holandês.

O lance do golo da igualdade teve início com uma perda de bola do PSV em zona proibida, com o veloz João Gonçalves a transportar a bola e assistir o número ‘11’ do Benfica.

A formação de João Tralhão teve mais posse de bola na segunda parte, mas falhou quase sempre a nível ofensivo, sobretudo no último passe, com os jogadores ‘encarnados’ a abusarem algumas vezes dos lances individuais.

Por isso mesmo, a melhor oportunidade coube ao PSV, por Lammers, mas com uma excelente defesa Fábio Duarte levou a decisão da eliminatória para os penaltis.

Tudo parecia perdido quando Diogo Mendes atirou a bola à barra, deixando a equipa da casa a um passo do triunfo, mas Fábio Duarte entrou em ‘ação’ e garantiu a passagem do Benfica.

Primeiro, o guardião impediu Piroe e, depois de Buta ter colocado o Benfica em vantagem, opôs-se com sucesso ao remate de Konnings.