Desporto

Benfica goleia Marítimo e isola-se em segundo a cinco pontos do FC Porto

Leia o resumo do dia de hoje da I Liga

None

O Benfica goleou hoje em casa o Marítimo, por 5-0, e tirou partido da derrota de sábado do Sporting no Dragão para assumir o segundo lugar isolado da I Liga de futebol, a cinco pontos do líder FC Porto.

O brasileiro Jonas, com três golos, aos 16, 35 e 42 minutos, o último dos quais na transformação de uma grande penalidade, foi o jogador em destaque e passou a somar 30 golos na liderança da lista dos melhores marcadores do campeonato.

O espanhol Grimaldo, aos 22 minutos, e o sérvio Zivkovic, aos 81, marcaram os outros dois golos da equipa ‘encarnada’, que somou frente ao Marítimo (5-0) a terceira goleada consecutiva em casa, após 5-1 ao Rio Ave e 4-0 ao Boavista.

Com este resultado, o Benfica passa a somar 62 pontos, mantendo os mesmos cinco de diferença para o líder FC Porto e com mais três do que o Sporting, enquanto o Marítimo, que terminou reduzido a 10 jogadores por expulsão de Gamboa (57), é oitavo, com 33.

O Sporting de Braga goleou em casa do Estoril Praia, por 6-0, e para além de ter consolidado o quarto lugar da I Liga encurtou para quatro pontos a diferença para o Sporting, terceiro classificado.

Wilson Eduardo, aos 07 minutos, Paulinho, aos 44 e 68, Ricardo Horta, aos 45+2 e 90+3, e Fábio Martins, aos 77, marcaram os golos da quarta vitória consecutiva dos bracarenses, que passam a somar 55 pontos.

O Estoril Praia, que somou a quarta derrota consecutiva -- incluindo a segunda parte com o FC Porto --, caiu para a zona de despromoção, sendo agora 17.º e penúltimo classificado, com 21 pontos, por troca com o Feirense.

O Feirense colocou fim a uma série de cinco derrotas consecutivas na I Liga ao vencer em casa o Boavista, por 3-0, com golos do cabo-verdiano Babanco, aos 29 minutos, de Luís Machado, aos 55, e do brasileiro Rafael Crivellaro, aos 90+3.

Embora com mais um jogo disputado do que os seus agora mais diretos opositores -- Desportivo das Aves (14.º), Paços de Ferreira (14.º) e Vitória de Setúbal (15.º) -, o Feirense ascendeu ao 13.º posto, com 23 pontos.

O Boavista, que somou a quarta derrota consecutiva fora de casa, ocupa o sétimo posto, com 37 pontos, a quatro do quinto lugar, que é ocupado pelo Rio Ave e que pode dar acesso à Liga Europa.

A 25.ª jornada prossegue domingo com os jogos Tondela-Desportivo de Chaves, Moreirense-Paços de Ferreira, Vitória de Setúbal-Rio Ave, Vitória de Guimarães-Belenenses e encerra na segunda-feira com o Desportivo das Aves-Portimonense.