Funchal, terça-feira, 9 de Fevereiro de 2010 Aceder :: Registar-se
DNOTICIAS.pt
Portal de desporto
Espaço multimédia
Edição electrónica DIÁRIO
Madeira
Comunidades
Classificados
      (9720 classificados)
Imobiliária
      (5564 classificados)
Motor
(1346 classificados)
Emprego
    (1825 classificados)
Diversos
   (985 classificados)
Plataforma multimédia: Vídeos
Pesquisa, Espaço Multimédia
[Avançada]
Secções
Mais de seis mil pessoas celebraram o Panelo
Chão da Ribeira recebe todos os anos tradição do cozido
O Chão da Ribeira, no Seixal, encheu para receber uma das carismáticas tradições da região. Por todo o lado grupos de amigos, famílias e conhecidos juntaram-se para preparar um ‘cozido à portuguesa’ à moda antiga: a lenha. Demora mais tempo, mas o povo garante que “sabe melhor assim”.

A manhã começou bem cedo, com várias famílias a chegarem ainda o sol não tinha nascido e serviu para preparar o cozido. Á tarde apostou-se na digestão de um repasto exagerado, típico dos domingos madeirenses. Por fim, tratou-se de comparar o vinho de cada garrafão e afinar a voz ao som de um sempre típico despique.

O Panelo é já uma tradição de grande sucesso, que promete crescer e ainda mais nos próximos anos.

Em breve, a festa até agora organizada pelo povo, terá de contar com a intervenção do Governo Regional ou da Câmara Municipal do Porto Moniz, que terão de solucionar problemas como os estacionamentos e os fogareiros.

Artur de Freitas Sousa; Marco Freitas

Disponível para download
iPod Telemóvel Computador
Espaço participação
 
Este género de festa é unica na região, temos que agredecer a todos aqueles (mais antigos) que conseguiram manter esta tradição. Faço um apelo às entidades competentes para que, mantenham a tradição tal e qual, como ela foi criada. Não concordo com barracas de "comes e bebes" l e com um género de música que nada tem a ver. Esta festa existe, porque toda a organização pertence a todos aqueles que têm "palheiros". Se começam a destenuar a tradição tenho a certeza que, a festa do "panelo" vai deixar de ser no último fim de semana de janeiro.
tugurio : Actualizado: 28-01-2008 20:26:29
<< >>
Página 1 de 1
Ferramentas
Imprimir artigo    Enviar documento por e-mail    Guardar artigo na pasta pessoal
Últimas notícias
 
Festa dos Compadres de Santana: Humor arrancou gargalhadas mas 'males' da sociedade não foram poupados
Vídeo 27-01-2008 22:45:07
Mais de seis mil pessoas celebraram o Panelo: Chão da Ribeira recebe todos os anos tradição do cozido
Vídeo 27-01-2008 20:22:37
Terça-feira Gorda em Nova Orleães: Fábrica dos Sonhos apresenta maior Carnaval dos EUA
Vídeo 22-01-2008 23:42:45
Na moda por dois dias: 'Moda Madeira' terminou ontem com as colecções de Patrícia Pinto, Fernanda Nóbrega e José António Tenente
Vídeo 20-01-2008 16:41:07
Vânia mais perto do sonho: Familiares eufóricos com passagem à final
Vídeo 13-01-2008 12:02:21
<< >>
Página 1 de 8
Copyright © 2010 Empresa Diário de Notícias, Lda. Todos os direitos reservados
Historial - Ficha Técnica
Rua Dr. Fernão de Ornelas, 56/3º | Apartado 421 - 9001-957 Funchal | Telef. Geral: (351) 291 202 300
This website is ACAP-enabled