Casos do dia

Pirotecnia regista 29 acidentes e 15 mortos em três anos em Portugal

None

A PSP considerou hoje “muito relevante a atuação policial preventiva e repressiva” na área da pirotecnia devido ao elevado número de sinistros, com 29 acidentes e 15 vítimas mortais em três anos.

Em comunicado, a Polícia de Segurança Pública refere que entre 2015 e 2017, registaram-se 29 acidentes na área da pirotecnia e 15 vítimas mortais, além das duas mortes já contabilizadas este ano.

Face ao “elevando número de sinistros na área da pirotecnia”, a PSP reforçou a fiscalização com a realização, durante o mês de agosto e em todo do país, da “Operação Focus”, considerando tratar-se de uma “importante operação de prevenção em matéria de controlo de substâncias explosivas”.

Segundo aquela força de segurança, a operação visou locais e eventos onde é utilizada pirotecnia, designadamente em festas e espectáculos relacionados com as celebrações municipais e locais de santos padroeiros.

Da operação, que envolveu 238 polícias e abrangeu 152 acções de fiscalização, resultaram duas detenções, uma das quais por posse de armas e outros dispositivos, produtos e substâncias em locais proibidos, uma participação criminal remetida ao Ministério público, 16 contraordenações, sete armas apreendidas e 66 artigos pirotécnicos apreendidos.

A PSP recomenda que continuem a ser cumpridas todas as normas legais previstas na utilização de artigos de pirotecnia e fogo-de-artifício, como respeitar as distâncias de segurança dos locais de lançamento, as suas instruções de funcionamento, bem como não tocar em artigos não deflagrados.

Mais Casos

A carregar...

Não existe mais conteúdo

Carregar mais notícias

Erro ao carregar mais conteúdo