Casos do dia

Agente da polícia detido por assassinar a mulher

None

Um agente da Unidade de Intervenção Rápida (UIR), polícia moçambicana antimotim, foi detido sob a acusação de homicídio, por ter morto a tiro a mulher por suspeita de traição conjugal, disse hoje à Lusa fonte da corporação.

O agente, de 32 anos, colocado no quartel de Chimoio, Manica, centro de Moçambique, requisitou uma arma no domingo e deslocou-se a sua casa, em Gondolo, a cerca de 20 quilómetros, e atingiu mortalmente a mulher, com quem mantinha um conflito passional, disse Leonardo Colher, chefe do departamento das relações publicas no Comando da Polícia de Manica.

“O agente estava devidamente escalado e levou a arma para cumprir missões (institucionais) a 23 de Julho”, precisou Leonardo Colher, acrescentando que o agente de forma premeditada se dirigiu à sua própria residência e “alvejou mortalmente com dois tiros a mulher”.

Após o ato, prosseguiu Leonardo Colher, o agente regressou ao quartel de Chimoio, onde viria a ser detido na sequência da confissão do crime.

“É uma conduta que vai contra os princípios da Polícia e traz alguma dor à corporação”, acrescentou o chefe do departamento das relações publicas no comando da Polícia de Manica, sustentando que a primeira medida tomada pelas autoridades foi retirar a arma ao agente e encarcerá-lo.

A polícia instaurou dois processos, crime e disciplinar, contra o agente que vão agora tramitar na justiça.

Entretanto, a polícia manifestou recentemente a sua preocupação pelo recurso excessivo da violência para resolver casos passionais, que resultaram em vários homicídios.

Estatísticas do Comando da Polícia de Manica apontam que no primeiro trimestre de 2017, foram registados 66 crimes, dos quais 13 homicídios, ligados a “vingança privada”, incesto e ciúmes, voltando a disparar o número de pessoas que se suicidam por razões passionais.

Por outro lado, a polícia, no habitual ‘briefing’ à imprensa, avançou que no fim de semana, cinco pessoas morreram e 25 ficaram feridas, incluindo cinco agentes e um detido, como consequência de dois acidentes de viação nos distritos de Manica e Báruè.

Mais Casos

A carregar...

Não existe mais conteúdo

Carregar mais notícias

Erro ao carregar mais conteúdo