Tertúlia para os sentidos no Grand Café Penha D’Águia

‘O Vinho e a Literatura’ trata-se uma iniciativa da CMF, que decorrerá pelas 18 horas da próxima segunda-feira

24 Ago 2018 / 16:25 H.

Pelas 18h30 da próxima segunda-feira, dia 27 de Agosto, o Grand Café Penha D’Águia recebe uma tertúlia intitulada ‘O Vinho e a Literatura’.

A iniciativa – organizada pela Câmara Municipal do Funchal (CMF), através do Departamento de Economia e Cultura e da Biblioteca Municipal do Funchal e em parceria do Grupo Penha d’Águia – marca também a estreia do duo ‘Vox Drama’.

Este novo projecto musical conta com Tozé Cardoso, na voz e guitarra, e Rui Vieira, na guitarra e baixo. Tozé Cardoso foi professor de música e é actual dinamizador cultural, produtor, guionista, multi-instrumentista, compositor e letrista. Já Rui Vieira é professor na área dos cordofones madeirenses, formado pelo Gabinete Coordenador de Educação Artística e pela Associação Musical e Cultural Xarabanda Guitarra, Baixo; é também designer licenciado pela Universidade da Madeira.

Esta tertúlia terá ainda como oradores convidados: Joaquim Pinheiro, Professor Auxiliar da Universidade da Madeira e Investigador integrado do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra; Francisco Albuquerque, o prestigiado enólogo internacional, Diretor de Enologia e Qualidade da BLANDY - Madeira Wine Company, Provador da Câmara de Provadores do Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira; e vários representantes empresariais Dina Luís, Engenheira Agro-alimentar e Diretora de produção e enologia na Justino’s Madeira Wines, tem uma vasta experiência profissional em várias empresas na região do Tejo, e Alentejo. Regina Pereira, Engenheira Agrícola, Pós-graduada em Marketing, formadora em várias Escolas na Região, é consultora da Madeira Vineters e exerce funções na Cooperativa Agrícola do Funchal; Américo Pereira, Sócio Fundador e Gerente da empresa EnoMania – Distribuição de Vinhos, é formado em Restauração e Serviço de Bebidas, Sommelier possui o Curso de Análise Sensorial de Vinhos. Foi conferencista e júri de concursos e provas, tendo recebido vários prémios e distinções. A moderação estará a cargo do jornalista Luís Reis.

Refira-se ainda que este evento será acompanhado de uma prova vínica, de acesso livre e gratuita.

Esta tetúlia alia, assim, a tradição vinícola e a enologia à cultura contemporânea, através da literatura e da música, apresentadas num espaço simbólico da tradição madeirense.

Para o administrador executivo do Grupo Penha d’Águia, Óscar Fernandes, trata-se de mais “uma clara aposta na Cultura e nos artistas madeirenses”.

Conforme explica a organização em comunicado dirigido à imprensa, este projeto – que decorrerá em vários estabelecimentos comerciais da cidade do Funchal – tem por principal objetivo “a dinamização e revitalização do comércio e do tecido empresarial funchalense”.

Outras Notícias