Os benefícios da hidroginástica para idosos

A hidroginástica é uma actividade física que dá prazer, que irá proporciona bem-estar, diversão e uma vida social mais activa

11 Jan 2017 / 11:00 H.

Praticar actividade física é ideal em todas as fases da vida e a hidroginástica na Terceira Idade é uma óptima opção, pois o corpo passa por inúmeras transformações, como declínio de massa muscular, óssea e queda na capacidade aeróbica, é ideal para os idosos que são activos e que não gostam de ficar parados.

A hidroginástica é uma actividade física que dá prazer, que irá proporciona bem-estar, diversão e uma vida social mais activa, já que a actividade é feita em grupo.

Para quem já chegou à Terceira Idade, mexer o corpo praticando actividades físicas regularmente é a melhor maneira de ficar longe do sedentarismo e garantir mais disposição. O exercício físico é, sem dúvida, um grande aliado para prevenir e retardar o processo de envelhecimento.

É muito importante lembrar que, antes de iniciar a prática de qualquer actividade, a pessoa idosa deve passar por uma avaliação clínica para que o médico possa orientar na escolha e acompanhar o programa de exercícios a ser seguido.

O principal objectivo da hidroginástica é o condicionamento cardiovascular e muscular por meio dos vários exercícios, como treinamento em flexibilidade, relaxamento e coordenação motora.

Os exercícios trazem muitas vantagens para o corpo, melhorando a qualidade de vida e proporcionando bem-estar:

- A hidroginástica ajudar a enrijecer os músculos e aumentar a resistência;

- Trabalha o equilíbrio corporal;

- Reduz o risco de lesões por ser uma actividade de baixo impacto;

- Ajuda a manter a densidade mineral óssea;

- Ajuda na prevenção e no tratamento da osteoporose;

- Melhora a auto-estima;

- Diminui a ansiedade;

- É uma actividade divertida e agradável;

- Diminui o risco de quedas e fraturas;

- Ajuda a combater o stress.