Boa Vida Patrocinado

O que é o “treino funcional”?

Venha treinar de forma inteligente e funcional connosco!

Fotos: Márcia de Faria Vídeo: Nelson Camacho Ver Galeria
Fotos: Márcia de Faria Vídeo: Nelson Camacho

Quase todos os técnicos ou clientes, associados ao mundo do fitness, falam ou já ouviram falar do termo “Treino Funcional”. Para muitos, a mera evocação do termo despoleta uma imagem mental associada a um cliente realizando um exercício acrobático, ou de instabilidade absurda. Tais momentos, onde o técnico coloca uma pessoa despreparada para este tipo de contexto, poderão ser interpretados como uma forma de apelar a um ego interior, ou a uma necessidade de mostrar que sabe ensinar o cliente a fazer truques giros numa fitball, etiquetando-os como funcionais, mas nunca sabendo bem porquê desse acto.

Mas o que é treinar de forma funcional? É usar um Bosu nas sessões de treino? Será aprender a pontapear com uma braçadeira de 2kg no tornozelo, porque tornará o pontapé mais forte? Ou poderá ser a pequena e remota noção de utilizar uma máquina guiada para simplesmente fortalecer um músculo?

Ao interpretar o verdadeiro sentido da palavra “funcional”, percebemos que a mesma remete para a noção de que serve um propósito, ou, mais especificamente, uma função. Basicamente todo o treino que realizamos na sala de treino deverá ser funcional. Basta o técnico que prescreve o exercício perceber qual o propósito, necessidade ou função que necessita de desenvolver, partindo desse ponto de situação e prescrevendo o exercício mais indicado para o seu cliente.

Falemos então, de um exemplo concreto. Se um cliente possuir uma fraqueza ou debilidade nos músculos peitorais e necessitar de fortalecimento, o que será mais funcional? Um exercício de Chest Press na máquina, ou um Chest Press de pé com os cabos? Dada a concentração que o cliente terá que divergir para manter o equilíbrio em pé, enquanto empurra os cabos, este exercício será menos útil ao propósito traçado, já que não haverá concentração suficiente para activar e localizar o músculo peitoral. Sim, porque localizar um músculo e focar-se no mesmo, poderá ser funcional, desde que tenhamos aferido as necessidades e capacidades neuromusculares do nosso cliente em antemão. Assim, teremos muito mais utilidade em recorrer à máquina guiada de Chest Press para amenizar ou remover a debilidade que o mesmo tem nos músculos peitorais.

Aqui no Platinium Health & Fitness Club, os nossos técnicos e personal trainers avaliam minuciosamente as necessidades e capacidades dos seus clientes, sabendo quais os objectivos a trabalhar para cumprir a função pretendida, fornecendo os resultados desejados pelo cliente. Experimente. Venha treinar de forma inteligente e funcional connosco!

Texto: Alexis Santos

Fotos Márcia de Faria

Vídeo: Nelson Camacho

(Aceda ao vídeo completo em https://vimeo.com/210056998)