Boa Vida Patrocinado

Laranja na Poncha? Sim!

Paragem é obrigatória na Serra D’água para provar a tão famosa Poncha Regional, com laranja!

None Ver Galeria

Usada nas viagens pelos navegadores para prevenir o escorbuto, devido à carência de vitamina C, são várias as histórias contadas sobre o nascimento da bebida mais característica da Madeira: a poncha. Originalmente criada apenas com 3 ingredientes, ao longo do tempo esta “receita” sofreu, naturalmente, algumas experiências que resultaram tão boas quanto a original. Não sabíamos quem teve a ideia em adicionar laranja à poncha e fomos à procura de respostas!

Foi na Taberna da Poncha, na Serra D’água, que desvendámos a história. Ana Maria conta que há cerca de 40 anos um grupo de padres e de professores da escola da Ribeira Brava, juntavam-se naquela que era inicialmente uma mercearia, para o convívio habitual.

Nesta mercearia, onde se servia a poncha feita com mel, sumo de limão e aguardente, vendiam-se também vários produtos, entre eles frutas: maçãs, pêras, laranjas e limão. O limão, na altura escasso, não chegava para a procura de poncha e como dizem os antigos “a necessidade aguça o engenho”, o grupo sugeriu que se acrescentasse laranja à bebida, resultando na atual Poncha Regional da Taberna da Poncha (aguardente, mel, limão e laranja).

Sabemos que pelo menos naquele espaço, a ideia de juntar aquele fruto à poncha surgiu exclusivamente daquele grupo e que agora se encontra em toda a ilha.

Nos dias de hoje, Ana Maria revela que esta é a poncha mais servida na Taberna, também por ser uma bebida mais suave e doce, em comparação à poncha “a pescador”.

A Taberna da Poncha é um local visitado por vários habitantes de todos os concelhos da Madeira, incluindo os turistas que, na subida ou na descida, já a visitam como ponto de referência cultural e histórica da freguesia da Serra D’Água.

Traga os seus amigos ou família para um agradável convívio e verá que na Taberna da Poncha surgirão grandes histórias, tal como esta agora divulgada.

Visite-nos!

Contactos:

Morada: Serra d’ Água, 9350-309 Ribeira Brava

291 952 312

Facebook

*Seja responsável, beba com moderação.