Cavaco "um pouco surpreendido" com desemprego considerando "excessivas" previsões da recessão

24/02/2012 17:02
Lusa
7 comentários
Ferramentas
Interessante
Achou este artigo interessante?
 

O Presidente da República, Cavaco Silva, disse hoje ter ficado "um pouco surpreendido" com os últimos números do desemprego, considerando, por outro lado, "excessivas" as previsões de recessão para 2012, que tem "esperança" que não se concretizem.

Em declarações aos jornalistas à margem da sexta jornada do Roteiro para a Juventude, Cavaco Silva disse ter "uma certa esperança de que as previsões que têm sido apontadas para a queda da produção no ano de 2012 não venham a concretizar-se".

"Eu acho excessivas. Aponta-se para uma queda de um pouco mais de três por cento no próximo ano. Se fosse assim, com certeza que o desemprego iria aumentar e iria aumentar bastante de acordo com aquilo que a economia nos ensina mas eu penso que se formos capazes de mobilizar toda a comunidade portuguesa - e em particular a comunidade empresarial e a comunidade empresarial jovem - conseguiremos ter um resultado melhor do que essas previsões pessimistas que têm sido apontadas", defendeu.

Questionado sobre a taxa de desemprego, o Presidente da República confessou-se "um pouco surpreendido com o nível de 14 por cento de desemprego e de 35 por cento de desemprego nos jovens".

"Por isso nós temos que mobilizar todas as nossas forças, em todos os setores, para tentar de facto promover a recuperação económica que só pode ser realizada pelos empresários porque são eles que exportam, inovam, procuram encontrar diversificação de mercados e nós temos que apoiar todos aqueles que desenvolvem neste momento no terreno procurando conquistar novos espaços pelo mundo fora no sentido de melhorar as exportações do país e reduzir a dívida externa", defendeu.

Perante os 35 por cento de desemprego jovem, questionado sobre se a solução seria emigrar, Cavaco Silva foi perentório: "Espero bem que não. Espero que nós sejamos capazes de criar oportunidades para que os jovens, muitos deles com elevadas qualificações, encontrem oportunidades de realização no nosso país".

"Tanto o Governo como até forças políticas de quadrantes que não apoiam o Governo estão a desenvolver esforços e a tentar dar contributos para que Portugal reencontre um caminho de crescimento económico", enfatizou.
 

7

Comentários

Este espaço é destinado à construçăo de ideias e à expressăo de opiniăo.
Pretende-se um fórum constructivo e de reflexăo, năo um cenário de ataques aos pensamentos contrários.

1
updown

Oh sr Silva voce ainda consegue ser pior para um país do k uma familia real. se voce tivesse vergonha ia mas era viver para o seu apartamentozeco e deixava de chular o estado portugues como voce chula... voce e toda a sua corja, k vão todos os dias encher o pandulo a belém à custa do suor dos portugueses.

0
updown

Onde é que o presidente da república tem andado? será que vive neste País?

-3
updown

Um pouco surpreendido ??? sem pachorra para te aturar,. para um presidente que vive na lua a governar portugal ,só podia não saber de nada e se surpreender com o desemprego,mas o dele esta todos os meses na conta,enquanto muitas pessoas já não teem nem para comprar um pão. (assisti agora a pouco na tvi,uma senhora que convessou isto) absurdo.

-2
updown

"De acordo com aquilo que a economia nos ensina "
A ti parece que nada aprendeste em relação à economia Portuguesa, a não ser para a destruir!

0
updown

Em recessão já muito tempo atráz só o cego é que não vê. O Sr. presidente a quem com tanta surpresa no desemprego sera 14% + 35% nos jovens =49% sera esta a realidade do desemprego em portugal só agora ele abriu os olhos para a realidade

3
updown

este homem é mesmo naíve!!! patética figura ke faz!

1
updown

Não há nada a temer.
Os desempregados que, por mero acaso, até nem têm pensões nem salários, conseguem fazer face às suas despesas com a maior facilidade!
Sugiro ao nosso querido presidente da Reública Portuguesa, que faça algumas visitas oficiais às Ilhas Desertas e Ilhas Selvagens, pois nesses destinos, o risco de movimentos de protesto é francamente reduzido.
Alguém me sabe informar para que raio precisamos deste troglodita?

O nome que será apresentado como autor do comentário.
O conteúdo deste campo é privado e não será exibido publicamente.

PUB

Espaço participação

Que espera da selecção portuguesa de futebol no Euro'2012?

Agora que o estágio começou, que conselhos deixa aos jogadores e ao treinador?

PUB