último comentário

Sagres já deu quase 27 voltas ao mundo e passou o equivalente a 17 anos fora de Lisboa

03/02/2012 14:15
Lusa
Ferramentas
Interessante
Achou este artigo interessante?
 

O navio escola Sagres, ao serviço da Marinha portuguesa desde 1962, já percorreu nas suas missões uma distância equivalente a quase 27 voltas ao mundo e visitou 60 países, tendo passado no total 17 anos fora de Lisboa.

Segundo números disponibilizados pela Armada portuguesa, a Sagres, que por estes dias comemora 50 anos como navio ao serviço de Portugal, já realizou 155 missões e três viagens de circum-navegação.

O navio escola da Marinha, pelo qual passaram alunos de 50 cursos da Escola Naval, visitou 60 países, tendo o porto do Funchal sido o mais visitado fora de Portugal continental, com 33 paragens.

Das três viagens à volta do mundo, a última, em 2010, foi a mais longa, demorando 344 dias, durante os quais a Sagres passou por 31 portos e percorreu quase 73 mil quilómetros. As outras duas viagens foram entre 1978 e 1979 e 1983 e 1984.

São Petersburgo (então Leninegrado), na Rússia, foi o porto visitado mais a norte do globo, em 1975, e Ushuaia, na Argentina, o porto visitado mais a sul, em 2010.

No total, a Sagres tem 6.267 dias passados em missão, o que equivale a 17 anos consecutivos fora de Lisboa, e 580.540 milhas percorridas, o que resulta em 26,8 voltas ao mundo.

Para assinalar os 50 anos da Sagres, a Marinha tem previsto um programa de comemorações entre sábado, dia 04, e 12 de fevereiro, em que o navio estará aberto ao público no cais de Alcântara, em Lisboa.

Esta iniciativa termina com um concerto da banda da Armada, que conta com a participação de Vitorino.

O navio escola Sagres tem uma guarnição de 218 marinheiros e o seu atual comandante, Sardinha Monteiro, assumiu funções há menos de um ano, em maio de 2011.

Comentários

Este espaço é destinado à construçăo de ideias e à expressăo de opiniăo.
Pretende-se um fórum constructivo e de reflexăo, năo um cenário de ataques aos pensamentos contrários.

O nome que será apresentado como autor do comentário.
O conteúdo deste campo é privado e não será exibido publicamente.

Outras relacionadas...

PUB

Espaço participação

Que espera da selecção portuguesa de futebol no Euro'2012?

Agora que o estágio começou, que conselhos deixa aos jogadores e ao treinador?

PUB