último comentário

O chocolate não engorda

Uma boa notícia para o fim-de-semana

25/10/2013 14:16
19 comentários
Etiquetas
chocolate
Ferramentas
+A  A  -A
Interessante
Achou este artigo interessante?
 

Investigadores da Universidade de Granada (Espanha) conseguiram demonstrar cientificamente que comer chocolate, afinal, não engorda e que um alto consumo está associado a níveis mais baixos de gordura total (a de todo o corpo) e abdominal.
E esses níveis mais baixos de gordura, atesta o estudo hoje conhecido, não depende de praticar ou não actividade física ou da dieta que siga, entre outros factores.
A Universidade de Granada explica hoje, em comunicado, que o estudo, realizado por investigadores da Faculdade de Medicina e da de Ciências do Desporto, foi publicado esta semana na revista 'Nutrition'.
Para as suas conclusões os cientistas analisaram se um maior consumo de chocolate está associado a um maior ou menor índice de massa corporal, bem como outros indicadores de gordura corporal total e central.
O estudo foi conduzido entre adolescentes que participam no programa 'Helena', um projecto financiado pela União Europeia sobre os hábitos alimentários e o estilo de vida dos jovens de nove países europeus, entre eles Espanha.
Os resultados do trabalho, no qual participaram 1.458 adolescentes dentre 12 e 17 anos, mostraram que um maior consumo de chocolate se associou com níveis mais baixos de gordura total e central.
Estes resultados não dependem do sexo, da idade, da maturidade sexual, da ingestão energética total, da ingestão de gorduras saturadas, fruta e verdura, do consumo de chá ou café, e nem seque da actividade física dos participantes.
Segundo a autora principal do artigo, Magdalena Bacia García, ainda que o chocolate seja considerado um alimento com um alto conteúdo energético (ao ser rico em açúcares e gorduras saturadas), "recentes estudos realizados em adultos sugerem que o seu consumo se associa com um menor risco de transtornos cardiometabólicos".
De facto, o chocolate é um alimento rico em flavonoides (especialmente catequinas), que proporcionam múltiplas propriedades saudáveis, explica.
Em concreto, é um bom antioxidante, antitrombótico e anti-inflamatório, tem efeitos anti-hipertensivos e pode ajudar a prevenir a cardiopatia isquémica, segundo os investigadores.
Recentemente, outro estudo transversal desenvolvido em adultos por cientistas da Universidade de Califórnia observou que uma maior frequência no consumo de chocolate também se associa com um menor índice de massa corporal. Ademais, estes resultados confirmaram-se num estudo longitudinal em mulheres que seguiram uma dieta rica em catequinas.

19

Comentários

Este espaço é destinado à construçăo de ideias e à expressăo de opiniăo.
Pretende-se um fórum construtivo e de reflexăo, năo um cenário de ataques aos pensamentos contrários.

2
updown

Tem de ser chocolate negro pelo menos 75% de cacau, caso contrário não será tão saudável.

-21
updown

Estudo patrocinado pela Nestle

-29
updown

Bora lá enfardar chocolate como se não houvesse amanhã, em vez de ir para o ginásio...
Pelos vistos até reduz os níveis de gordura sem qualquer esforço, pra quê se cansar?

7
updown

Deve ser verdade, eu nunca vi um chocolate gordo.

6
updown

O chocolate não engorda; engorda quem o come...

7
updown

Obviamente que o chocolate não engorda.. Quem engorda é quem o come... daaaaaaaaaaaaaaaa

-1
updown

O chocolate não engorda... se não for consumido! (faltava esta parte no título da notícia)

5
updown

dizem que o fumar mata então pk fabricam tabaco? dizem que chocolate engorda então pk fabricam chocolate? já não entendo nada de nada.acho que o que mata mais são os políticos esses sim é que matam o povo aos poucos ehehehheheheh com redução de salários cortes em tudo nível d vida a subir.mais horas de trabalho isso mata mais que o resto...

40
updown

Deviam ao menos referir que o chocolate deverá ser 70% puro ou escuro ou que por chocolate, não estão a referir-se aos Mars e Kit Kats e os chocolates do ambrosio e por aí em diante, de facto e já algum tempo que está provado que o chocolate escuro tem propriedades mto beneficas e que de facto não engorda.

9
updown

Gostava de lembrar que à cerca de 50 anos o então chamado "pão preto" em tempos custava metade do preço que o pão branco e era chamado o pão dos pobres, assim que foi demonstrado cientificamente que era mais saudavel, deixou simplesmente de existir o "pão preto" e meses mais tarde com tantos formatos e "nomes chiques" veio de novo pão preto.

O nome que será apresentado como autor do comentário.
O conteúdo deste campo é privado e não será exibido publicamente.

Outras relacionadas...

Espaço participação

Que soluções para melhorar a mobilidade nas regiões insulares?

Quais as estratégias e as opções políticas a seguir em termos de transportes marítimos e aéreos?