último comentário

Diálogo entre israelitas e palestinianos será retomado sob a "presença activa" dos Estados Unidos

01/09/2010 10:19
Lusa
O enviado especial dos Estados Unidos para o Médio Oriente, George Mitchell (à esquerda) com a Secretária de Estado Hillary Clinton no encontro com o líder palestiniano Mahmoud Abbas.(AP Photo/Alex Brandon)
Localização
Javascript is required to view this map.
Ferramentas
Interessante
Achou este artigo interessante?
 

As negociações de paz entre Israel e Palestina vão ser retomadas na quinta-feira em Washington sob uma "presença activa" dos Estados Unidos e estão abertas à participação do Hamas, anunciou esta terça-feira a Casa Branca.

Israelitas e palestinianos vão hoje finalizar, em Washington, a preparação da retomada das negociações directas, já marcada pela violência na Cisjordânia.

O presidente norte-americano Barack Obama vai receber hoje os diferentes actores envolvidos neste processo de paz e reuni-los ao final do dia num jantar, que marcará o pontapé de saída das negociações, que têm o seu arranque formal na quinta-feira.

O enviado especial dos Estados Unidos para o Médio Oriente, George Mitchell, anunciou na terça-feira uma "presença constante e activa" dos Estados Unidos nas negociações, que considerou de "alta prioridade" para a Casa Branca.

"Vamos intervir de forma razoável e sensata, de acordo com as circunstâncias", assegurou.

"Penso que poderemos defender a ideia clara e sólida (...) de que uma solução pacífica que dê um fim a este conflito e crie um Estado palestiniano viável, que viva de forma pacífica ao lado de Israel, é do interesse de ambos", argumentou o responsável.

"A outra alternativa, a de se manter no futuro um conflito, sem perspectiva de terminar, é muito mais problemática", acrescentou numa conferência de imprensa na Casa Branca.

Os Estados Unidos revelam-se ainda abertos à participação do movimento islâmico palestiniano Hamas nas negociações de paz com Israel, se aquele renunciar à violência e respeitar os princípios democráticos.

"Não esperamos que o Hamas tenha um papel imediato neste processo", disse George Mitchell.

"Mas como já defendemos anteriormente, acolhemos favoravelmente uma participação do Hamas e de outras partes interessadas, desde que respeitem as condições de democracia e ausência de violência, que são obviamente os requisitos de qualquer discussão séria", argumentou.

As negociações entre Israel e Palestina cessaram no final de 2008, com a ofensiva israelita em Gaza e poucos acreditam na retomada do diálogo, mas após 20 meses sem diálogo e 62 anos de conflito, os Estados Unidos são hoje considerados como uma "janela para se encontrar uma solução" entre os dois Estados, disse Mitchell.

É uma perspectiva "realista", argumentou, embora tenha realçado que muita gente pensa o contrário.

George Mitchell realçou ainda que os Estados Unidos vão também procurar lançar esta semana as negociações de paz entre Israel e a Síria/Líbano.

Comentários

Este espaço é destinado à construçăo de ideias e à expressăo de opiniăo.
Pretende-se um fórum constructivo e de reflexăo, năo um cenário de ataques aos pensamentos contrários.

O nome que será apresentado como autor do comentário.
O conteúdo deste campo é privado e não será exibido publicamente.

Outras relacionadas...

PUB

Espaço participação

Que espera da selecção portuguesa de futebol no Euro'2012?

Agora que o estágio começou, que conselhos deixa aos jogadores e ao treinador?

PUB