último comentário

Madeira tem a mais elevada taxa de retenção/desistência no ensino básico

28/11/2011 18:13
Lusa
4 comentários
Ferramentas
Interessante
Achou este artigo interessante?
 

Quer se considere todos os ciclos do ensino básico (11,8%) ou apenas o ciclo terminal (19,4%) a Madeira é a região do país com o valor mais elevado da taxa de retenção/desistência no ensino básico.

Os dados referentes ao ano lectivo 2009/2010 foram divulgados como parte dos Anuários Estatísticos Regionais publicados esta segunda-feira e indicam que a taxa de retenção e desistência no ensino básico em Portugal é de 7,9%.

Do ponto de vista municipal, há mais retenção e desistência na Calheta (Madeira), Vila Franca do Campo (Açores), Porto Moniz (Madeira), São Roque do Pico (Açores), Alter do Chão (Alentejo) e Freixo de Espada à Cinta (Norte), com taxas entre 17,8 e 15,9%.

Os municípios mais bem sucedidos são Arronches, Castelo de Vide e Almodôvar (Alentejo), e Armamar, Moimenta da Beira e Mondim de Basto (Norte), com valores entre 0,4 e 2,9%.

No entanto, na análise municipal, em situações de reduzido número de alunos, poucos casos são suficientes influenciar todo o panorama estatístico de um concelho, para o melhor ou para o pior.

Se for analisado apenas o percurso dos alunos do 3.º ciclo do ensino básico, Portugal tem uma taxa de taxa de retenção e desistência de 13,8%, sendo que todas as regiões NUTS II (unidades territoriais estatísticas de segundo nível, que correspondem às sete regiões do país) também registam uma taxa superior.

Ainda de acordo com os dados do INE, em Portugal, a taxa de transição/conclusão no ensino secundário situou-se, no ano letivo de 2009/2010, em 80,7%.

4

Comentários

Este espaço é destinado à construçăo de ideias e à expressăo de opiniăo.
Pretende-se um fórum constructivo e de reflexăo, năo um cenário de ataques aos pensamentos contrários.

4
updown

Há uma coisa que somos superiores ao continente, somos + BURROS!!!

-1
updown

Então não era a Madeira que tinha um sistema de educação exemplar!? Tudo não passa de palavras jogadas ao vento, para enganar os tolos. E, pelos vistos, muitos há por aqui!

1
updown

como é possivel que estes dados estejam certos?
tantos diplomas de bacharelato e licenciatura que a secretaria deu a ignorantes ao longo dos anos. era bom investigar a formação dos professores da região como é que obteram os seus cursos?

- é verdade que a secretaria da educação atribuio graus de bacharelato e de licenciatura a pessoas com o 11º e 12º ano de escolaridade?

- é verdade que muitos professores tiraram o curso ao fim de semana na extensão da universidade de Letras de Lisboa em almoçaradas de fim de semana?

Como é possivel que a região aceite tanto incompetente a dar aulas?

2
updown

meu amigo eles dizem-se professores mas a maior parte deles sao uns grandes analfabetos que de uma maneira ou outra la conseguiram o seu tacho e repare que esses sao sempre os primeiros a dizer" eu ca estudei e tenho curso bla bla bla"....eles gostam muito de cafezinho, ir a casa ver os familiares em hora de aulas...enfim na madeira da para tudo..........infelizmente...

O nome que será apresentado como autor do comentário.
O conteúdo deste campo é privado e não será exibido publicamente.

Outras relacionadas...

PUB

Espaço participação

Que espera da selecção portuguesa de futebol no Euro'2012?

Agora que o estágio começou, que conselhos deixa aos jogadores e ao treinador?

PUB