último comentário

Morreu o escultor Lagoa Henriques

A Madeira 'guarda' várias obras do mestre

22/02/2009 19:31
Lusa
Etiquetas
5 Sentidos
Ferramentas
+A  A  -A
Interessante
Achou este artigo interessante?
 

O escultor Lagoa Henriques faleceu sábado à noite em Lisboa, aos 85 anos de idade, de doença prolongada, informou hoje fonte da sua família.
Mestre e motivador de sucessivas gerações de criadores artísticos, autor de desenhos e esculturas notáveis, poeta, conferencista e coleccionador de peças tão diversas como pinturas, conchas, livros, troncos de árvores e outros acervos, segundo o seu site na Internet, Lagoa Henriques 'deixa um vazio' no círculo em que se movimentava.
Iniciou os seus estudos artísticos no Curso Especial de Escultura da Escola de Belas-Artes de Lisboa, em 1945, e em Julho de 1948 passou para a Escola de Belas-Artes do Porto, onde posteriormente foi professor.
Concluiu o Curso Superior de Escultura em 1954, na Escola de Belas-Artes do Porto, com a apresentação de um trabalho de pleno relevo classificado com a nota máxima de 20 valores, a escala utilizada à época.
O féretro de Lagoa Henriques, autor da escultura representativa do poeta Fernando Pessoa que se encontra na esplanada do Café Brasileira, no Chiado, em Lisboa, estará a partir de hoje em câmara ardente no seu atelier em Belém, também em Lisboa, a partir das 18 horas e até às 23 horas, com funeral marcado para segunda-feira no Cemitério da Ajuda, às 10h30.


'A Terra e o Mar', Sissi, a Alegoria e a estátua de João Paulo II


O mestre deixa na Madeira uma vasta obra em que se inclui a estátua da lendária imperatriz da Áustria, Sissi, instalada junto ao Casino Park Hotel. A estátua de João Paulo II, no adro da Sé, 'A Terra e o Mar', duas figuras de bronze implantadas no basalto na praia das Palmeiras, em Santa Cruz e a alegoria nos Serviços Sociais.

Comentários

Este espaço é destinado à construçăo de ideias e à expressăo de opiniăo.
Pretende-se um fórum constructivo e de reflexăo, năo um cenário de ataques aos pensamentos contrários.

O nome que será apresentado como autor do comentário.
O conteúdo deste campo é privado e não será exibido publicamente.

Outras relacionadas...

10:45

'Music Art Out Sessions' voltou ao Funchal

Segundo 'capítulo' do festival organizado pelo DIÁRIO e a CMF realizou-se nos jardins da Fortaleza do Pico
Ontem, 16:24

Vítor Ferro é o ‘Piloto de Sonho’

Duarte Carvalho ficou em segundo lugar

Espaço participação

Que análise faz à gestão do serviço de saúde na Região?

Volta a faltar medicamentos e há a denúncia que o SESARAM trata de forma desigual os doentes, sobretudo na oncologia. Que fazer?