Quatro dias de festa vão animar Santa Cruz

Câmara admite que as receitas cheguem para cobrir as despesas

09 Jan 2017 / 12:38 H.

Dentro de três dias arrancam as Festas de Santo Amaro em Santa Cruz, evento que este ano está previsto custar à volta de 15 mil euros para os quatro dias de arraial, que pela primeira vez traz uma banda nacional, os ‘Queen on the Rocks’.

O programa de Festas foi apresentado esta manhã no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Taciana Gouveia, do departamento Cultural da autarquia, deu conta das actividades previstas realizarem-se de quinta a domingo, enquanto o pároco local, Cónego Agostinho Carvalho, destacou o “sentido de devoção” que o santo padroeiro atrai.

Acompanhado também pelo seu homólogo da Junta de Freguesia, o presidente da Câmara ressalvou o “espírito de colaboração entre diferentes instituições”, reconhecendo ainda que o programa deste ano “ganha maior pujança”. Neste particular destacou o concerto agendado para a noite de sexta-feira, com a banda tributo a Queen. “Banda de eleição” para Filipe Sousa, que perpectivou venha a ser “um sucesso”, apesar de admitir que o recinto do palco – praceta defronte do Mercado Municipal – “é um espaço pequeno” para este tipo de evento.

Relativamente a custos, estimou que o Santo Amaro deste ano venha a custar mais 20 a 25% que a edição anterior, acréscimo que ainda assim espera venha a ser colmatado pela receita. Nomeadamente as provenientes dos mais de 60 vendedores ambulantes que vão ‘assentar arraiais’ nos próximos dias, razão pela qual admitiu que “a receita deste evento poderá suportar a despesa”

Ressalvou ainda o facto de pela primeira vez ser activado o Plano de Coordenação no âmbito da Segurança e Protecção Civil deste evento. “A dimensão e o número de pessoas que se prevê venham a participar” neste que é primeiro arraial do ano, justificam a aposta na prevenção. Para o efeito estarão destacados sete elementos dos bombeiros e 25 agentes da polícia.