Projecto musical ‘Otus mauli’ é apresentado amanhã

Ao contrário do que foi noticiado na edição impressa de domingo do DIÁRIO, o concerto realizar-se-á esta segunda-feira, no Jardim Botânico

28 Jan 2018 / 11:37 H.

Chama-se ‘Otus Mauli’ e é um novo projecto musical que será apresentado ao público, num concerto para convidados, amanhã, a partir das 19 horas, no Museu de História Natural do Jardim Botânico da Madeira Engenheiro Rui Vieira.

O concerto, organizado pela Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, co-produzido pelo Instituto das Florestas e Conservação da Natureza conjuntamente com a banda, em parceria com o Conselho Regional da Madeira da Ordem dos Biólogos, será “intimista”, com a duração de meia-hora, e contará com a presença das chefias das entidades anfitriãs, a Secretária do Ambiente, Susana Prada, o Presidente do Instituto das Florestas, Manuel Filipe e o Presidente do Conselho Regional da Madeira da Ordem dos Biólogos, Ricardo Araújo.

Sobre os ‘Otus Maul’

Segundo explica, Tozé Cardoso, o nome ‘Otus Maul’ provêm do nome científico da primeira espécie de mocho a extinguir-se no Arquipélago da Madeira. A escolha não é aleatória já que, mais do que um projecto musical, ‘Otus Maul’ consiste num projecto original que pretende divulgar o património natural da Madeira, “de uma perspectiva artística inovadora, desenvolvendo um trabalho fotográfico e videográfico baseado nas paisagens luxuriantes da ilha, que se fundem com o som particular do colectivo”.

‘Otus Mauli’ apresenta-se como “um quarteto de trovadores, onde a voz fresca e cristalina, as estruturas acústicas eclécticas e as ambiências inesperadas, nos conduzem a cenários improváveis”. O projecto pretende oferecer novas perspectivas estéticas, tanto no contexto global do trabalho musical desenvolvido pela banda, como nos registos e texturas utilizadas nos cordofones madeirenses, uma das apostas deste colectivo, que lhes confere uma identidade sonora característica.

A banda é formada por Cláudia Mendonça, na voz e percussão (cantora soprano, formada pelo Gabinete Coordenador de Educação Artística e pelo Conservatório - Escola das Artes da Madeira, integrou o Coro Infantil e Juvenil do GCEA, o grupo coral Regina Pacis e o Coro de Câmara da madeira), Rui Vieira na braguinha (designer licenciado pela Universidade da Madeira e Professor na área dos cordofones madeirenses, formado pelo Gabinete Coordenador de Educação Artística e pela Associação Musical e Cultural Xarabanda), Rui Nóbrega nas guitarras (guitarrista e técnico de som, tem vindo a especializar-se na amplificação dos cordofones tradicionais madeirenses) e Tozé Cardoso no baixo (ex-professor de música e actual dinamizador cultural, produtor, guionista, multi-instrumentista, compositor e letrista).

Com o concerto de apresentação marcado, a banda está já a programar a agenda de concertos para os próximos tempos e que promete anunciar em breve.

Além disso, estão neste momento a serem escritos os guiões para os primeiros dois vídeos dos ‘Otus Mauli’, que apresentarão imagens cedidas pelos parceiros acima mencionados, e que terão como pano de fundo a música da banda.

Outras Notícias