Portuguesas Sophia Kah e Alexandra Moura mostram coleções na Semana da Moda de Londres

11 Set 2018 / 12:25 H.

As ‘designers’ portuguesas Ana Teixeira de Sousa, fundadora da marca Sophia Kah, e Alexandra Moura, apresentam as suas coleções primavera/verão 2019 na quinta e sexta-feira, durante a Semana da Moda de Londres, no âmbito do projeto Portugal Fashion.

Fundada em 2010, a marca Sophia Kah faz nesta coleção uma “Homenagem a Portugal”, inspirando-se na paisagem, arquitetura e gastronomia nacionais para criar vestidos tanto de estilo clássico como de corte mais moderno.

“Inspirando-se na paisagem cheia de vida dos grandes pinhais selvagens e das praias de surfistas que abraçam a costa, a Sophia Kah joga com técnicas de bordados regionais e incorpora na coleção primavera/verão 2019 o verão de Portugal que dura o ano todo. Com pormenores da sua cultura em camadas de renda, bordados de tecidos de alta qualidade e tons coloridos que transbordam generosidade e criatividade num estilo original, os visuais dos pores-do-sol dourados de Portugal estão presentes em toda a estacão”, refere uma nota de apresentação.

A coleção vai ser apresentada na quinta-feira, num evento na embaixada de Portugal em Londres, cidade onde Ana Teixeira de Sousa estudou Gestão e onde tem vindo a desenvolver o negócio, que aproveitou um espaço no mercado para vestidos de cerimónia de mulher com qualidade, mas a um preço mais acessível.

Ana Teixeira de Sousa seguiu uma carreira na moda devido ao conhecimento e interesse na indústria têxtil adquirido devido ao negócio da família, proprietária de uma unidade fabril no norte de Portugal.

Os vestidos Sophia Kah, totalmente fabricados em Portugal e que têm como elementos distintivos o uso de espartilho e bordados, foram usados por celebridades como as atrizes Gillian Anderson, Sarah Jessica Parker e Keira Knightley e as cantoras Beyoncé e Florence Welch, e são vendidos em lojas prestigiadas como Harrods em Londres e Barneys em Nova Iorque.

Na sexta-feira de manhã, será a vez de Alexandra Moura apresentar em desfile, no espaço The Boiler House, a coleção “Heirloom”, inspirada nas memórias de infância, das férias passadas com os avós numa aldeia em Trás-os-Montes, onde se lembra de ver motivos florais em quadros, pratos e têxteis domésticos.

“Os materiais presentes são o tule delicado com bordado apelidado de ‘Resplendor’, ‘jacquard’ floral, denim e algodão estabelecendo assim uma ponte entre o clássico e o contemporâneo. O uso na coleção do ‘tweed’ em tons retro, e da viscose floral num preto total, revela uma conexão intimista entre a designer e os avós que lhe trazem como recordação as peças nestes materiais”, descreve a nota de apresentação.

Explorando o sucesso registado em épocas anteriores, Alexandra Moura reintroduz os ‘trench-coats’ e vestidos ‘oversized’ na coleção primavera/verão e leva a Londres duas colaborações: com a marca portuguesa Duffy Sport, no desenvolvimento de Puffer Jackets e acessórios, e com a marca portuguesa de calçado EXCEED Shoe Thinkers.

Esta é a quinta participação da portuguesa na Semana da Moda de Londres com o apoio do Portugal Fashion, onde, além do público europeu, pretende promover-se junto dos mercados asiáticos, designadamente da China, Japão e Kuwait.

O Portugal Fashion, projeto de moda liderado pela ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários, tem como objetivo promover a nível internacional marcas portuguesas com potencial de crescimento e comercial.

É cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 - Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

A Semana da Moda de Londres é um dos principais acontecimentos a nível global no calendário da moda, aliando desfiles, palestras e exposições a outro tipo de eventos, como a venda de artigos de moda e decoração selecionada por profissionais.

Na passarela oficial destacam-se entre outros, os desfiles das marcas Mother of Pearl, Katherine Hamnett, Bobby Abley ou Georgia Hardinge, destacando-se a ausência da dupla portuguesa Marques’Almeida, participantes habituais desde 2010 e que vão antes apresentar-se na Semana da Moda de Paris, que decorre entre 24 de setembro e 02 de outubro.

Mesmo assim, a marca de Marta Marques e Paulo Almeida, que em 2014 foram premiados na categoria de Talento Emergente - Moda Feminina dos British Fashion Awards e em 2015 receberam o prémio LVMH para Jovens Estilistas de Moda, terão um ponto de venda temporário em Londres, entre 14 e 15 de setembro, com edições de material antigo e artigos da atual coleção outono/inverno.

A semana da Moda de Londres abre oficialmente na sexta-feira 14 de setembro e prolonga-se até 18 de setembro, mas os eventos relacionados arrancam na quinta-feira e estendem-se até 23 de setembro, atraindo dezenas de milhar de profissionais e público em geral.

Outras Notícias