Madeira assinala ‘Noite Europeia dos Museus’

17 Mai 2018 / 16:49 H.

Um dia depois dos espaços museológicos tutelados pelo Governo Regional se associarem às Comemorações do Dia Internacional dos Museus, assinaladas amanhã, dia 18 de Maio, através de entradas gratuitas, visitas guiadas e muitas outras actividades destinadas a vários públicos, a Madeira volta a integrar, no próximo sábado, 19 de Maio, as celebrações da ‘Noite Europeia dos Museus’, funcionando num horário alargado e gratuito que contempla inúmeras iniciativas em três espaços: Museu Quinta das Cruzes, MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira e Universo de Memórias.

Assim, no próximo sábado, dia 19, o Museu Quinta das Cruzes funcionará no seu horário normal (10h/12.30 e /14h/17.30) reabrindo depois, entre as 19 horas e a meia-noite, de forma gratuita, para assinalar a data. O programa arranca às 19h30 com uma visita guiada às colecções do Museu, seguido de um concerto de Orquestrofone, pelas 20h30.

Meia hora depois será a vez da actuação musical do Grupo de Fados da Associação Académica da UMa ‘Fatum’, ambos a ter lugar nos Jardins do Museu.

Entre as 21h30 e as 22 horas, terão lugar duas visitas-jogo destinadas ao público infanto-juvenil, com idades entre os 6 e os 12 anos, através de uma plataforma digital. A actividade obriga a pré-inscrição através de telefone (291 740 670) ou por e-mail (mqc.drc.sretc@gov-madeira.pt).

A acção finaliza com mais uma visita guiada, destinada ao público em geral, pelas 22h30.

Já no MUDAS, a ‘Noite Europeia dos Museus’ celebra-se com entradas gratuitas, a partir das 17 horas e com um Concerto de Guitarra Clássica, marcado para as 19h30, a cargo de um compositor, guitarrista e intérprete húngaro. Sándor Mester vai interpretar composições de Balint Bakfark, Bela Bartok, Carlos Seixas e Alain Oulman, entre outros.

Além de ser um espectáculo de entrada livre, o mesmo será transmitido em directo, na página do Facebook do Museu.

Durante o dia, haverá lugar para a III Edição da Oficina Criativa de Conto CONTARTE, destinada às crianças e famílias (entre as 11h15 e as 12h15 horas), bem como uma visita orientada, às 17h45.

Finalmente, o Universo de Memórias João Carlos Abreu associa-se a esta comemoração abrindo as portas em horário alargado, com duas exposições que poderão ser vistas no espaço, além de outras iniciativas e apontamentos musicais previstos.

Outras Notícias