5 Sentidos

Livro ‘Tempo de Cultura’ lançado no Festival Aqui Acolá

None

Integrado no Festival Aqui Acolá, será lançado o livro ‘Tempo de Cultura’, da autoria de Zé Abreu, com chancela das Edições Hórus. A apresentação é aberta a toda a comunidade, sendo no próximo sábado, pelas 16 horas, na Capela de São Sebastião, na Ponta do Sol.

Segundo o autor, este novo livro é dedicado a todos os fazedores de opinião e a todos os agentes culturais que contribuem, dia a dia, para uma sociedade mais justa, mais criativa e mais exigente, a todos os níveis. “Pois a cultura deve acontecer todos os dias, para que se possa viver em comunidade, de uma forma mais justa e feliz”, por isso, “há que não cruzar os braços, nem desistir de lutar por uma sociedade mais culta”, afirmou o autor.

Para Zé Abreu, faz todo o sentido o lançamento deste livro acontecer no âmbito do Festival Aqui Acolá, organizado pelo município da Ponta do Sol e pela Associação Retoiça, por ser uma iniciativa cultural “que veio mexer com as pessoas”. Desde a sua primeira edição, oferece um programa holístico, com diversas manifestações artísticas, clássicas e contemporâneas, através da dança, música, teatro, pintura, teatro, poesia, exposições fotográficas, entre outras vertentes, “que nos fazem viajar por este essencial mundo de cultura e da arte”.

A matéria do livro ‘Tempo de Cultura’ é constituída por uma colectânea de 22 crónicas-opinião, que foram escritas entre Julho de 2015 e Abril de 2017, sendo, essencialmente, ideias livres no domínio da arte e cultura que moveram o autor a agir através da opinião escrita.

“A cultura e a arte são áreas delicadas que exigem o maior respeito, por isso, importa ter um sentido crítico perante os acontecimentos quotidianos, dando conscientemente, a nossa opinião”, diz o autor. É importante “contribuir com a cultura e a arte, para que sejam lugares de diálogo e provoquem a atenção e criatividade” da população.

É motivo de grande felicidade para o autor lançar o seu livro na Capela de São Sebastião, por ser um espaço que acolhe, regularmente, projectos culturais e também por situar-se próximo do Centro Cultural John dos Passos, visto que desde a sua inauguração, em 2004, esteve envolvido, todos os anos, em vários projectos culturais, nomeadamente no universo da educação artística.

‘Tempo de Cultura’ é o terceiro livro editado por Zé Abreu. Em 2015 editou o livro de poesia ‘Na Baía dos Poetas’, com chancela da Chiado Editora e, em 2016, o de teatro ‘Bendito Seja o Homem Entre as Mulheres’, pelas Edições Hórus.

O autor trabalha profissionalmente, já por treze anos, na Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, como professor de Teatro, no 3.º Ciclo do Ensino Básico, o que implicou a apresentação de imensos espectáculos e outras actividades culturais, dirigidos à comunidade.