Grémio Literário da Madeira realiza tertúlia sobre o 7.º Presidente da República

Manuel Teixeira Gomes, “O Escritor Presidente”, será o foco da iniciativa no dia 25 de Março no Museu de Arte Sacra do Funchal

20 Mar 2017 / 10:23 H.

O Grémio Literário da Madeira inicia o seu plano anual de eventos com uma tertúlia no próximo dia 25 de março, no Museu de Arte Sacra, a partir das 18:30.

A tertúlia conta com os seguintes oradores:

Ana Isabel Moniz, doutorada na especialidade de Literatura Francesa e com Pós-Doutoramento em Literatura Portuguesa Contemporânea

Martinho Mendes, Licenciado em Artes Plásticas pela Universidade da Madeira, Mestre em Ed. Artística/Museologia pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e Responsável pelo Serviço Educativo e Mediação no MASF

Carolina Ferreira, Mestre em Conservação e Restauro e Doutoranda em Belas Artes-Ciências da Arte/Conservação e restauro na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Para além da tertúlia o programa inclui ainda uma visita guiada ao Museu de Arte Sacra do Funchal e um jantar convívio no Museu Café.

O Grémio Literário da Madeira, no seu esforço pela divulgação de elementos históricos por via das mais variadas artes, convida desta feita todos os potenciais interessados a uma visita à memória daquele que foi o 7º Presidente da República Portuguesa – Manuel Teixeira Gomes.

Como é também hábito e intenção assumida pelo Conselho Diretor do Grémio, pretende-se associar a Cultura da Ilha e do País, a personagens e acontecimentos históricos com impactos abrangentes na sociedade europeia e mesmo a um nível mais global.

Com este intuito, surgiu a ideia desta tertúlia em que o Grémio Literário da Madeira se associa ao Museu de Arte Sacra do Funchal. Não é por acaso esta associação. Manuel Teixeira Gomes, confesso amante das artes, escreveu as primeiras críticas artísticas a duas peças que estavam anteriormente, uma na Sacristia da Igreja de São Pedro – O tríptico de São Pedro e outra, na Sé Catedral - a Cruz Processional Manuelina e que, agora, se encontram em exposição no Museu de Arte Sacra do Funchal.

Aproveitou-se este ponto de interceção e juntou-se um mais – colaborar na nova estratégia que o Museu de Arte Sacra está a encetar em termos de abertura à sociedade e na divulgação da sua coleção, como é o caso das recentes iniciativas do Museu de Arte Sacra com a Universidade da Madeira e da realização das conferências do Museu, cuja primeira edição decorreu nos dias 16 e 17 de março.

Pelo reavivar da memória ou mesmo por fomentar o conhecimento por um dum dos grandes Portugueses da nossa História, junta-se a valiosa coleção do Museu de Arte Sacra, representada aqui pela abordagem às duas peças supracitadas. Cada peça exposta no museu é um bocado da História da Madeira que todos devem conhecer.

A procura pelo conhecimento engrandece os Homens e as empresas a que se dedicam.

A participação neste evento custa 25€ por pessoa e é feita mediante inscrição disponível em: http://bit.ly/2naXFpx ou na página do evento no facebook: Tertúlia “Manuel Teixeira Gomes, o escritor presidente”.

Outras Notícias