Filha de Horácio Bento de Gouveia quer casa do pai aberta ao público

Esta tarde entregou parte do acervo ao ABM

07 Dez 2017 / 13:15 H.

A casa-museu de Horácio Bento de Gouveia, em São Vicente, poderá passar a estar aberta todo o ano, se o protocolo que está a ser negociado nestes dias entre a filha e a Câmara Municipal de São Vicente se efectivar. Hoje ao início da tarde foi dado um novo passo para a divulgação da obra do escritor com a assinatura de um protocolo de cedência de parte da obra de Horácio Bento de Gouveia à Região, ficando ao cuidado do Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (ABM) para tratar, zelar e disponibilizar à comunidade. Só fisicamente e até ao final de Novembro, cerca de 25 mil pessoas já tinham passado pelas instalações. Maria de Fátima Soares garantiu novos contributos em 2019.

A filha estava feliz com o acordo, pois garante que os documentos não se vão estragar e outras pessoas vão ter acesso dentro e fora da Região. Refere universidades americanas que se interessam pela obra do pai. Eram coisas que estavam guardadas e que afinal têm tanta utilidade para as outras pessoas”, disse. “É por isso que eu decidi no Verão passado deixar cá depositados estes trabalhos e já trouxe mais”. Em causa estão 289 monografias, 42 títulos de periódicos e quatro documentos de material não livro, que se juntam a outros arquivos e bibliotecas doadas por ilustres da Madeira.

“Depois em 2019 se eu ainda por cá andar, tenho lá muita coisa que eu depois vou seriar, para não ficarem também as prateleiras nuas. Mas tenho inclusive uma coisa muito curiosa, o meu pai guardou sempre as cadernetas dos alunos”.

A filha quer tornar a casa-museu acessível durante todo o ano através de uma parceria com a Câmara Municipal. Maria de Fátima Soares lamenta que o espaço só esteja aberto no Verão quando cá está e luta por isso também pela criação de um Centro de Estudos dedicado à obra do pai. A herdeira já se mostrou disponível para oferecer um terreno junto à casa.

Paralelamente no ABM está patente ao público uma exposição documental com escritos de Horácio Bento com referência ao Natal.