Festival Literário da Madeira integra Comunidade Europeia de Cultura Inclusiva

O FLM recebe, pela primeira vez, workshops literários de associações de Itália, Espanha, França e Irlanda

15 Fev 2018 / 10:05 H.

O Festival Literário da Madeira (FLM), através da sua organização, a associação ECA - Eventos Culturais do Atlântico, tornou-se membro da Comunidade Europeia de Cultura Inclusiva que visa a união de esforços e boas práticas na promoção da literatura como fundação para a aprendizagem e inclusão social.

Na sua 8.ª edição, o FLM vai receber delegações dos vários países integrantes que irão realizar Workshops diários no Teatro Baltazar Dias. A esta comunidade pertencem a Associazione Duna di Sale (Salerno, Itália), a Fundacion Uxio Novoneyra (Folgoso do Courel/Lugo, Espanha), a LitFest.eu (St. Clementin, França) e a Ó Bhéal Limited (Cork, Irlanda).

A Comunidade Europeia de Cultura Inclusiva (European Community of Inclusive Culture - ECIC), ao abrigo do Erasmus +, incentiva a cooperação para troca de boas práticas com o objectivo de desenvolver a inovação.

A ECIC tem como prioridade a inclusão social e educação para adultos através da aprendizagem ao longo da vida, elevação dos patamares de literacia, promoção de comunidades de literatura, partilha de boas práticas e transferência de inovação a nível local e transnacional.

Cada membro desta comunidade é responsável pela organização de um festival no seu país de origem, contribui para o evento cultural local e partilha um evento social em cada país, expandindo o seu conhecimento da cultura, celebrando a língua e usando outras línguas para comunicar. Trabalhos literários são explorados noutras línguas, estendendo o âmbito aos festivais existentes.

O FLM recebe assim, pela primeira vez, representantes das associações que integram a ECIC para apresentarem workshops durante o festival.

Como já divulgado anteriormente, o tema deste ano é ‘Jornalismo e Literatura – palavra que prende, palavra que liberta’ e vai contar com Otessa Moshfegh, Eleanor Catton, Sofi Oksanen, Esther Mucznik, Frei Bento Domingues e Sheik David Munir.

No palco vai estar também Aldina Duarte. A fadista dá concerto, intitulado ‘Quando se ama loucamente’, no âmbito do FLM no dia 16 de Março, no Teatro Municipal Baltazar Dias.

José Luís Peixoto, Clara Ferreira Alves e Benjamin Moser são outros dos ilustres já confirmados para a 8.ª edição FLM, a decorrer de 13 a 17 de Março no Funchal.

Outras Notícias