Fado de Coimbra desperta cada vez mais interesse nas plateias europeias

23 Fev 2018 / 00:02 H.

O fado de Coimbra “desperta, cada vez mais, um maior interesse nas plateias europeias”, afirmou o músico João Farinha, do grupo Fado ao Centro, que inicia uma minidigressão pela Holanda, na sexta-feira.

Em declarações à agência Lusa, João Farinha afirmou que, nesta minidigressão por três palcos neerlandeses, o grupo vai antecipar o seu próximo álbum “Sim”, que será editado em maio.

“Tem havido alguma regularidade nas nossas atuações na Holanda, desde 2012, na sequência do projeto Fado ao Centro, e da nossa casa de fados em Coimbra, no Quebra-Costas. É muito visitada por turistas e tem motivado vários convites, nomeadamente da Holanda”, afirmou o músico, acrescentando que o grupo “tem tido sucesso e são cada vez mais os holandeses a ouvir fado de Coimbra”.

Além da Holanda, onde atuam de sexta-feira a domingo, o grupo também irá à Alemanha, em abril, onde tem já agendado concertos e onde “também aumentado o interesse” do público pela canção de Coimbra. Esta será a quinta vez que o grupo vai atuar na Alemanha.

O músico referiu que o público neerlandês “gosta de facto de fado de Coimbra e interessa-se pela música portuguesa em geral”.

Na sexta-feira, o grupo Fado ao Centro atua na capela de Santa Catarina, em Harderwijk, a cerca de 70 quilómetros de Amesterdão, onde toca no sábado, na igreja de Amstel. Por fim, no domingo à tarde, apresenta-se na igreja de Op Hodenpijl, em Schipluiden.

O grupo Fado ao Centro é constituído por João Farinha (voz), Luís Barroso, na guitarra portuguesa, e Luís Carlos Santos, na viola.

Referindo-se ao próximo álbum, “Sim”, que o Fado ao Centro antecipa nestes três espetáculos, João Farinha adiantou à Lusa que será constituído por 14 temas, dois deles “clássicos” - a “Balada da Despedida do 5.º ano jurídico”, com um novo arranjo, e o fado Corrido, com uma nova letra de autoria do José Rebola, dos Anaquim. Os restantes 12 são assinados por João Farinha, ou pelo músico em parceria.

Outras Notícias